Os Jogos Olímpicos são um dos principais palcos do esporte mundial. Este ano, na capital francesa, a emoção será ainda maior para alguns atletas brasileiros, já que Paris marcará o fim ou o início de suas trajetórias olímpicas.
Com informações da Agência Brasil

Adeus de Marta
Aos 38 anos, a Rainha Marta se despede das Olimpíadas em Paris. A alagoana, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, busca o ouro inédito no futebol feminino. Além disso, Marta tem a chance de se tornar a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos, estando apenas um gol atrás de Cristiane, que não foi convocada.
Em busca do tri
Thaísa Daher, meio-de-rede do Minas, tenta o tricampeonato olímpico. Com duas medalhas de ouro (2008 e 2012), a jogadora de 37 anos vive um momento de protagonismo após marcar o ponto decisivo para a conquista do título da Superliga Feminina de Vôlei.
Sonhando com o ouro
No judô, Rafael Silva, o Baby, aos 37 anos, encara sua “última dança” nas Olimpíadas. Com dois bronzes (2012 e 2016), Baby busca encerrar sua carreira olímpica com o ouro. Recentemente, ele conquistou bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2023 e prata no Pan-Americano de 2024.
Possíveis despedidas
Outros nomes importantes do esporte brasileiro também podem se despedir em Paris, como o campeão olímpico de vôlei Bruninho e a medalhista de prata no boxe Bia Ferreira.
Campeão mundial
Entre os estreantes, Filipe Toledo, campeão do Circuito Mundial de Surfe, é um dos grandes destaques. Mesmo enfrentando desafios, como surfar em Teahupoo, ele tem grandes chances de medalha.
Estrela ascendente
Na ginástica rítmica, Bárbara Domingos, de Curitiba, se torna a primeira brasileira a disputar a modalidade no individual em uma edição dos Jogos Olímpicos, após um desempenho notável no Pan de 2023.
Nova referência
Com a despedida de Marta, Kerolin, que se recupera de uma lesão no joelho, fará sua estreia nas Olimpíadas. O técnico Arthur Elias confia no desempenho da jogadora, que foi eleita a melhor da liga profissional dos Estados Unidos.
Outras estreias
Além de Kerolin, outros atletas brasileiros promissores farão suas estreias, como Beatriz Souza (judô), Darlan Souza (vôlei), Wanderley Pereira (boxe), Amanda Schott (levantamento de peso) e os surfistas João Chianca, Luana Silva e Tainá Hinckel.