Fotos/divulgação
Amanhã, 5 de abril, às 16h30, o público que visitar a exposição “Fazer o ar”, da artista Lole de Freitas, no Paço Imperial, terá uma surpresa especial: uma apresentação gratuita do grupo de dança contemporânea “Laboratório 60″, que ocupará o espaço expositivo com a performance inédita “Atrás do ar”.
Formado por Bea Aragão, Bento Dias, Cecília Carvalhosa, Gil Duarte e Ísis Lua, o grupo criou a obra coreográfica a partir de um mergulho profundo no universo de Iole. Durante um ano, os artistas acompanharam de perto o processo criativo da exposição. O resultado é uma dança que traduz, em movimento, o diálogo entre corpo, escultura e espaço.
A exposição “Fazer o ar” reúne 16 trabalhos inéditos e é marcada por experimentações com o volume e o vazio. Em destaque, os monumentais Mantos, feitos com papel glassine inflado e moldado com areia, água e cola. Também fazem parte da mostra esculturas da série Algas, produzidas em aço inox, e a instalação “Escada“, que inclui uma vídeo-performance com a artista e seu neto, o próprio Bento Dias.
Curada por Eucanaã Ferraz, a exposição transforma o ar em matéria visível e sensível. E, neste sábado, o Laboratório 60 entra em cena para tornar essa experiência ainda mais viva e em movimento.
Serviço:
Performance “Atrás do ar” – Laboratório 60: Sábado, 5 de abril;
16h30;
Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro (RJ);
Entrada gratuita.
Exposição “Fazer o ar” – Iole de Freitas: Até 11 de maio de 2025;
Terça a domingo e feriados, das 12h às 18h.