Foto: Alexis Regis
O turismo no Nordeste ganha um novo fôlego com o lançamento do “Programa Destino Futuro“, iniciativa que une inovação e desenvolvimento regional. Lançado nesta sexta-feira (4), no Recife, o programa vai investir cerca de R$ 3 milhões em soluções tecnológicas voltadas ao setor turístico.
A ação é resultado de uma parceria entre a Embratur, a Sudene e o Porto Digital, um dos maiores polos de tecnologia e inovação da América Latina. A proposta é conectar startups e empresas de inovação a micro, pequenas e médias empresas do turismo para resolver desafios reais da atividade turística, com foco em modernização, sustentabilidade e competitividade.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 5 de maio no site da EmbraturLab.
Cadeia produtiva fortalecida
Com abrangência nos nove estados nordestinos, além de Minas Gerais e Espírito Santo, o programa atende demandas levantadas por empreendedores e representantes do setor. Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, o turismo é estratégico para o crescimento da região:
“A atividade turística gera oportunidades e empregos em uma cadeia produtiva diversa, que vai do pequeno comerciante ao dono de resort.”
De acordo com o Ministério do Turismo, o Nordeste registrou um crescimento de 52% nos empreendimentos turísticos nos últimos três anos. O cenário reforça a importância de políticas públicas inovadoras, como destaca o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd:
“Estamos atentos às dores do setor: logística, sustentabilidade, gestão de recursos. A tecnologia pode ajudar desde quem vende coco na praia até grandes hotéis. O turismo é plural.”
Como funciona o programa:
O “Destino Futuro” será dividido em três etapas:
- Fase 1: Seleção de 20 propostas baseadas nas demandas do setor.
- Fase 2: Escolha de 10 a 15 ideias que receberão apoio técnico.
- Fase 3: Seleção final de cinco soluções, que contarão com mentoria do Porto Digital e poderão receber até R$ 533 mil cada para desenvolvimento e implantação.
Cada projeto terá até 12 meses de execução, passando por planejamento, testes e validação prática. A expectativa é que as soluções possam ser replicadas em diferentes localidades, ampliando o alcance e os impactos positivos.
“Estamos abertos a soluções que ainda nem conhecemos. Muitos desafios se repetem em várias cidades, e boas ideias podem gerar transformações em larga escala”, comenta Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
Com o “Destino Futuro“, o Nordeste reforça seu potencial turístico com ferramentas do presente — e um olhar voltado para o futuro.