Foto/divulgação
No dia 13 de abril, às 16h, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB) recebe o artista paraense Paulo Paes para uma palestra gratuita sobre a história do balão e do balonismo. A atividade integra a programação da exposição “Fullgás: artes visuais e anos 1980 no Brasil” e promete levar o público a uma verdadeira viagem por memórias, tradições e técnicas.
Radicado no Rio de Janeiro, Paulo Paes é reconhecido por unir arte contemporânea e cultura popular. Durante a palestra, ele propõe uma abordagem poética e sensível sobre o balão como objeto cultural em diferentes contextos históricos e sociais. Além disso, fará uma demonstração ao vivo, ensinando o passo a passo da modelagem de um balão de papel.
“Não é uma abordagem acadêmica. Quero mostrar como o balão se transforma quando passa por diferentes culturas. Ao final, mostro o raciocínio básico por trás de um balão brasileiro — reconhecido mundialmente”, comenta o artista.
A palestra acontece na sala de cinema do CCBB, com capacidade para 70 lugares. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura. A classificação indicativa é livre, recomendada para maiores de 10 anos.
Arte, memória e tradição:
Paulo Paes desenvolve há décadas uma pesquisa aprofundada sobre balões como linguagem artística e expressão popular. Em Belém, teve contato com o artesanato; no Rio, mergulhou no universo dos mestres baloeiros. Sua produção inclui esculturas infláveis e instalações, resultado de uma convivência intensa com comunidades da Zona Norte e Oeste carioca.
Para a exposição “Fullgás”, Paes criou um balão azul e dourado inédito, instalado na horizontal no Pavilhão de Vidro do CCBB Brasília. A obra integra a série “Pneumática”, iniciada pelo artista em 1988.
Sobre a exposição:
Com curadoria de Raphael Fonseca, Amanda Tavares e Tálisson Melo, “Fullgás” reúne cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de todo o país. A mostra propõe um mergulho nos anos 1980 e está em cartaz até o dia 27 de abril de 2025.
Dividida em cinco núcleos temáticos nomeados a partir de músicas da década, a exposição ocupa as galerias, recepção e o pavilhão de vidro do CCBB. O público também pode conferir vídeos, esculturas e objetos que ajudam a compor esse retrato vibrante da arte brasileira oitentista.
Acesso facilitado:
O CCBB oferece transporte gratuito com saída da Biblioteca Nacional até o centro cultural, com horários fixos. Basta apresentar o ingresso da exposição, que pode ser retirado gratuitamente no site ou na bilheteria.
Serviço:
Palestra com Paulo Paes: a história do balão 13 de abril de 2025;
16h;
Cinema do CCBB Brasília;
Entrada gratuita (retirada antecipada pelo site ou na bilheteria);
Livre para todos os públicos (recomendado para maiores de 10 anos).
Exposição “Fullgás: artes visuais e anos 1980 no Brasil” Até 27 de abril de 2025;
Terça a domingo, das 9h às 21h;
CCBB Brasília – SCES Trecho 2, Lote 22;
Entrada gratuita;
bb.com.br/cultura.