Foto: Grand Slam Track
O brasileiro Alison dos Santos, conhecido como Piu, está de volta às pistas com uma vitória marcante. Após seis meses afastado das competições, o medalhista olímpico estreou com ouro na temporada 2025 ao vencer os 400 metros com barreiras na etapa de abertura do “Grand Slam Track”, em Kingston, na Jamaica. A prova foi realizada na noite de sexta-feira (4), e Piu completou o percurso em 47s61.
Na segunda colocação ficou o jamaicano Roshawn Clarke (48s20) e, em terceiro, o norte-americano Caleb Dean (48s58). Alison foi o único brasileiro a competir nesta etapa do circuito.
O retorno do paulista de São Joaquim da Barra às competições marca o início de uma nova fase em sua carreira, após conquistar o bronze nos Jogos Olímpicos de Paris e encerrar 2024 com o bicampeonato da Diamond League nos 400m com barreiras.
“Minha primeira corrida do ano, estou feliz, a corrida aconteceu”, declarou Piu após a prova, no Estádio Nacional de Kingston. “A sensação é diferente para os 400 metros. Estou ansioso”, completou o atleta, que voltou à pista ontem (6) enfrentando Clarke e Dean.
O “Grand Slam Track” é um novo circuito internacional de atletismo idealizado por Michael Johnson, lenda das pistas e quatro vezes campeão olímpico. Cada etapa conta com 24 provas, com disputas nas categorias de velocidade curta e longa, barreiras, meio-fundo e fundo. Após a estreia na Jamaica, o torneio segue para os Estados Unidos, com etapas em Miami (2 a 4 de maio), Filadélfia (30 de maio a 1º de junho) e Los Angeles (27 a 29 de junho).
Com um formato dinâmico e atletas convidados, o circuito busca aproximar o público das principais estrelas do atletismo mundial, e Alison dos Santos já mostrou que está pronto para brilhar mais uma vez.