Foto: Naslo Bustamante
A surfista brasileira Tainá Henckel acaba de carimbar a segunda vaga olímpica no surfe feminino para o Brasil nos Jogos de Paris 2024. Sua classificação veio durante os Jogos Mundiais de Surfe ISA Games (International Surfing Association), realizados em Arecibo, Porto Rico. Neste sexto dia de competições, Tainá avançou de fase brilhantemente, conquistando uma das oito vagas femininas disponíveis na competição por equipes. Essa importante conquista se une à vaga anteriormente assegurada pela talentosa surfista gaúcha Tatiana Weston-Webb, em abril do ano passado.
Com isso, o Brasil agora totaliza 157 vagas garantidas para os Jogos de Paris. Este número pode crescer nos próximos dias, já que na competição masculina do ISA Games, ainda há chances de ampliar as duas vagas já conquistadas por Filipe Toledo, conhecido como Filipinho, e João “Chumbinho” Chianca.
No mesmo dia das conquistas femininas, o tricampeão mundial Gabriel Medina também fez bonito, avançando de fase com a melhor nota do dia (8.67) em Arecibo. Por outro lado, o catarinense Yago Dora teve uma jornada desafiadora na chave principal, sendo obrigado a cair para a repescagem. Filipinho, bicampeão mundial, mostrou sua maestria nas ondas do recife de Margara durante a disputa da repescagem, avançando com uma pontuação sólida de 13.70.
Os Jogos Mundiais de Surfe, que representam a última oportunidade de conquistar vagas para Paris 2024, seguirão até domingo (3), com a competição por equipes reunindo representantes de mais de 50 países. Estejamos atentos e torcendo pelo sucesso dos nossos atletas brasileiros!.