Foto/divulgação
O programa “Trilha de letras” da TV Brasil apresenta hoje, às 23h, uma entrevista inédita com o escritor e antropólogo Maurício de Almeida. Em conversa com a apresentadora Eliana Alves Cruz, o autor fala sobre seu terceiro livro, “Equatoriais”, a obra escrita em 2023 são contos inspirados por suas viagens a comunidades indígenas e remotas pelo Brasil, realizadas no contexto de seu trabalho na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Em “Equatoriais”, Maurício explora temas como relações familiares, questões fundiárias e a realidade dos povos originários, trazendo à tona histórias de personagens que se veem fora de suas zonas de conforto e lidam com situações e culturas muito diferentes das suas. O livro é uma reflexão sobre o Brasil profundo, suas diversidades e desafios.
Maurício de Almeida tem se destacado na literatura brasileira, com sua estreia em 2008, com o livro “Beijando dentes”, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura. Em 2016, publicou “A instrução da noite”, romance que lhe rendeu o Prêmio São Paulo de Literatura. Sua produção inclui obras traduzidas para o espanhol e o inglês, além de peças de teatro e roteiros para o audiovisual.
No quadro “Dando a letra”, a jornalista Jordana Pires também recomenda o livro “O barulho do fim do mundo (2023)”, de Denise Emmer, uma narrativa que mistura realismo mágico para contar a história de uma casa e de uma menina que enfrenta os horrores de um regime tirânico.
Mergulhe no universo de Maurício de Almeida e outros escritores brasileiros de destaque. Não perca, hoje, às 23h, na TV Brasil!.