Mais de 70.000 usuários norte-americanos foram afetados por interrupções na rede da AT&T na manhã de quinta-feira, com relatos de falta de serviço de internet e celular em várias partes dos Estados Unidos, conforme informações do Downdetector. A pane parece ter afetado principalmente as cidades de Austin, Houston, San Antonio, Indianapolis, Chicago, Atlanta, Miami, Dallas e Nova York, com metade dos clientes relatando problemas em seus celulares e outros 40% sem sinal algum.
A AT&T, em resposta à situação, afirmou estar trabalhando urgentemente para restabelecer o serviço e sugeriu o uso de chamadas Wi-Fi até que a normalidade seja retomada, embora não tenha esclarecido a causa das interrupções. Os relatórios de interrupção atingiram um pico de quase 74.300 às 9h15, horário do leste, mas já começaram a diminuir.
Outras operadoras, como Verizon e T-Mobile, também foram afetadas em menor escala, embora afirmem que suas redes estão funcionando normalmente. Em Chicago, uma das cidades mais afetadas, a prefeitura assegurou que o centro de emergência 911 estava operacional, apesar dos problemas.
Cricket Wireless, subsidiária da AT&T, e Verizon relataram interrupções significativas, com a Cricket já tendo restabelecido três quartos de sua rede. A Verizon notou que alguns de seus clientes enfrentaram dificuldades ao tentar se comunicar com usuários de outras operadoras, mas garantiu que sua rede está operacional.
Este incidente destaca a vulnerabilidade das infraestruturas de comunicação modernas e a importância de ter planos de contingência, como o uso de chamadas Wi-Fi, em casos de interrupção do serviço celular.