Foto: Luiza Sigulem
A escritora Ana Rüsche desembarca em Brasília no dia 25 de abril, sexta-feira, para lançar seu novo romance, “Carga viva”, em um encontro com leitores na Livraria Circulares, a partir das 19h. A obra marca os 50 anos da editora “Rocco” e a data simbólica dos 40 anos da eleição de Tancredo Neves, personagem histórico que aparece na trama.
Em “Carga viva”, Rüsche costura dois tempos do Brasil: o ano de 1985, durante a redemocratização, e os dias atuais, atravessados por crises sanitárias, climáticas e afetivas. No passado, um poeta com HIV vive seus últimos dias em Ubatuba, ao lado do companheiro. No presente, uma professora grávida, em situação de violência doméstica, encontra no livro de poesias do poeta um respiro e uma forma de resistência.
Com um realismo permeado por elementos fantásticos, como a misteriosa “prata viva”, substância que altera o corpo e a percepção, a narrativa reflete sobre vida, morte, literatura e cuidado. O romance também expõe como os traumas coletivos se infiltram nas histórias pessoais, e como o afeto e a arte seguem sendo formas de insistir na vida.
Ana Rüsche é uma das vozes mais potentes da literatura brasileira atual. Doutora pela USP e pesquisadora na UnB, sua obra navega entre poesia, ficção e crítica literária, sempre com olhar atento às urgências do nosso tempo.
Lançamento de “Carga viva”
25 de abril, sexta-feira;
19h;
Livraria Circulares — CLN 113, Bloco A, Loja 7 – Asa Norte, Brasília-DF.