Foto: Rafa Neddermeyer
A reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa hoje, 10 de dezembro, e segue até amanhã, 11 de dezembro. A prova será realizada para candidatos que tiveram algum problema logístico ou estavam doentes durante as edições regulares, realizadas em 3 e 10 de novembro.
O que esperar da reaplicação
Neste primeiro dia, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A prova incluirá questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os candidatos terão até às 19h para concluir o exame, com uma hora adicional para aqueles que solicitaram tempo extra.
Já no dia 11, a segunda prova será reaplicada, abordando Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. O prazo para conclusão será até às 18h30.
Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL)
Simultaneamente, 97.016 participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) também farão as provas. O exame será realizado em 785 municípios de todo o país, incluindo o Distrito Federal.
O Enem como porta de entrada para a educação superior
Criado em 1998, o Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e em diversas universidades privadas. O exame também é uma ferramenta importante para aqueles que ainda estão concluindo o ensino médio, participando como “treineiros” para autoavaliação.
Para os candidatos que precisaram solicitar atendimento especializado, o Inep informou que 1.374 pedidos foram deferidos.
Desejamos boa sorte a todos os participantes da reaplicação!.