Acrespo/divulgação
A partir deste mês, março, o projeto “Repente na escola” levará uma das expressões mais tradicionais da cultura nordestina, a poesia improvisada para 22 escolas públicas do Distrito Federal. Com o objetivo de promover e preservar a arte do repente e da literatura de cordel, o projeto visa integrar essas manifestações culturais ao ambiente escolar, enriquecendo a formação cultural dos estudantes.
A força da arte no ensino:
A arte e a cultura desempenham um papel fundamental no desenvolvimento integral dos alunos. Ao trazer o “Repente” para dentro das escolas, o projeto não só contribui para o desenvolvimento cognitivo dos jovens, mas também fortalece a valorização das tradições locais, promovendo o diálogo entre gerações e despertando o interesse dos estudantes pela diversidade cultural brasileira.
Segundo João Santana, repentista e diretor artístico do projeto, “levar manifestações artísticas regionais para dentro das escolas é uma forma de enriquecer o currículo escolar, despertar o interesse dos jovens pela diversidade cultural brasileira e promover o diálogo entre gerações.”
Programação das apresentações:
De 1º de março a 31 de maio, serão realizadas 44 apresentações de duplas de repentistas, que farão performances recheadas de poesia, música e improvisação. Durante os encontros, os artistas irão discutir temas como política, desigualdade social, meio ambiente, esportes, e também improvisarão versos a partir de solicitações dos alunos.
Além das apresentações, o projeto distribuirá 4.000 livretos de “Literatura de cordel” para os estudantes e produzirá um vídeo documental que será disponibilizado ao público, registrando a riqueza do projeto e o impacto nas escolas.
A arte do Repente: o que é a cantoria de Repente?
O Repente é uma manifestação poética oral, tradicionalmente ligada ao Nordeste brasileiro, mas que também encontra espaço em outras regiões do país. Combinando improvisação, música e poesia, a “Cantoria de Repente” é uma das mais antigas expressões culturais do Brasil.
Durante as apresentações, os repentistas utilizarão diferentes formas poéticas, como a Sextilha, a Septilha e a Décima, e o Mote, uma sentença curta que serve como ponto de partida para a improvisação. Essa interação dinâmica e participativa entre os artistas e os estudantes visa encantar o público e aproximá-lo da cultura do repente.
Escolas participantes no Distrito Federal!
O projeto acontecerá em diversas escolas de várias regiões administrativas do DF, incluindo:
- Gama: CEF 03, CEF 11 e CED 07;
- Santa Maria: CEM 404, CEF 418 e CEE 01;
- Ceilândia: CEF 25, CEM 12, CED 07, CEM 03, CAIC Bernardo Sayão, CEF 35, CED 11 e CEM 04;
- Planaltina: CEF Dom Bosco e IFB;
- Cruzeiro: CEMI;
- Taguatinga Norte: CEM Taguatinga Norte;
- Recanto das Emas: CEF 206;
- Samambaia: Escola Classe 410;
- Paranoá: CEF 02;
- Asa Norte: EP 303/304 Norte.
Repentistas que encantarão as escolas:
O “Repente na escola” contará com a participação de 23 renomados repentistas, incluindo Antonio Pereira, Chico de Assis, João Santana e Zé Oliveira. Esses artistas formarão as duplas que se apresentarão nas escolas, levando a poesia improvisada e a cultura do repente aos estudantes do Distrito Federal.
Realização e parcerias:
O projeto é realizado pela Associação dos Forrozeiros do DF,Asforró, com a parceria da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno – Acrespo, e o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
Período de realização: 1º de março a 31 de maio de 2025.
Fique por dentro dessa importante ação cultural que vai levar a riqueza do repente para as escolas do Distrito Federal, valorizando a tradição e criando novos espaços de aprendizado e troca de experiências para os jovens.
Informações para a imprensa: Rodrigo Machado – (61) 9.8654.2569;
Território Comunicação;
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