Foto/divulgação
O Parque Ecológico Águas Claras agora conta com uma inovação tecnológica que promete transformar a gestão e a conservação dessa importante área verde da cidade. Uma coluna inteligente de mais de seis metros de altura, o “Post Smart Ibram”, foi instalada no parque e já está fornecendo dados essenciais para otimizar o plano de manejo e a preservação da área.
Essa tecnologia oferece informações sobre a qualidade do ar, dados meteorológicos e realiza a contagem de visitantes por meio de biometria facial, garantindo que cada pessoa seja contabilizada apenas uma vez. Além disso, o equipamento diferencia a presença de pedestres, ciclistas e veículos, e possui um painel luminoso que pode ser utilizado para divulgar informações importantes sobre o parque.
O “Post Smart Ibram” tem contribuído para a coleta de dados valiosos, como a média de 42 mil visitantes mensais no parque, posicionando o local como o segundo mais visitado entre os parques estaduais do Brasil. Isso só é possível graças à precisão do sistema, que registra até 504 mil visitantes ao ano na área central, onde a coluna está instalada. Esses números colocam o Parque Ecológico Águas Claras à frente de parques renomados, como o Parque Estadual de Jaraguá, em São Paulo, e apenas atrás do Parque Estadual de Cocó, no Ceará.
A superintendente de Unidades de Conservação, Marcela Versiani, destaca que esses dados ajudam a otimizar o planejamento da manutenção do parque, especialmente em relação ao grande número de bicicletas circulando no local. “Esses dados podem balizar decisões sobre a expansão da pista de ciclovia e sua separação da pista de caminhada”, afirma.
Com o apoio dessa tecnologia, o Brasília Ambiental terá informações mais precisas para melhorar o plano de manejo e promover um zoneamento mais eficiente do parque, garantindo, assim, que a área continue sendo um espaço de lazer, práticas esportivas e contato com a natureza para todos.
A vice-governadora Celina Leão ressalta a importância dessa inovação para o equilíbrio entre a preservação ambiental e a utilização do parque pela população. “Quanto mais detalhadas e precisas as informações, melhor será o planejamento das ações de cuidado do parque e a promoção de qualidade de vida para seus frequentadores”, afirmou.
A coluna inteligente modular é um exemplo de como a tecnologia pode ser aplicada para a melhoria da gestão ambiental, ao integrar funcionalidades como iluminação LED, Wi-Fi, câmeras de segurança, e até mesmo carregamento para veículos elétricos, tudo em uma estrutura que foi projetada para suportar as condições climáticas externas.
Com o “Post Smart Ibram“, o Parque Ecológico Águas Claras se torna não apenas um espaço de lazer, mas um modelo de como as tecnologias inteligentes podem ser utilizadas para garantir a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades.