Data mundial, neste domingo, visa à conscientização e prevenção desse crime; conheça ações desenvolvidas pela Secretaria de Justiça e Cidadania para orientar a população sobre o tema Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger
O Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas é lembrado neste domingo, 30 de julho. “O tema merece destaque e precisa ser debatido e alertado para a população. É possível que qualquer um se torne vítima, mas pessoas em situação de vulnerabilidade têm mais probabilidade e estamos aqui para esclarecer a sociedade. Esse é um crime silencioso e lucrativo que deve ser combatido”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.
Na última semana, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) organizou uma série de ações sobre a temática para informar, divulgar, sensibilizar e mobilizar para o enfrentamento desse crime. Entre as iniciativas, blitz educativa, comunicação institucional, campanhas para servidores e vídeos em cinemas da cidade para alertar e conscientizar a sociedade sobre o assunto.

Todas as ações foram desenvolvidas pela Sejus-DF, por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), na Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Acesse aqui os canais de denúncias no caso de suspeitas desse tipo de crime.
Iluminação especial
A unidade da Sejus da Estação Rodoferroviária SAIN e a Torre de TV foram iluminadas de azul nessa semana. A iniciativa foi em alusão à Campanha Coração Azul, promovida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com objetivo de aumentar a conscientização sobre o assunto. O Coração Azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e nos lembra da insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos.

Dia a dia consciente
As telas dos computadores dos servidores da Sejus-DF receberam uma mensagem, no período de 24 a 30 de julho, em menção ao Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas.) Nas TVs das unidades do Na Hora também foi veiculado um vídeo institucional de 15 segundos sobre o tema.
Leia tambémBlitz educativa alerta contra tráfico de pessoasCandidatos ao Conselho Tutelar devem atualizar cadastro no TRE
Nas telas do cinema
Cinco cinemas do DF, com sessões de classificação indicativa acima de 12 anos de idade, veicularam um vídeo informativo sobre a temática do tráfico de pessoas ao longo da semana. O objetivo é atingir aqueles que frequentam esses ambientes para sensibilização sobre o assunto.
Ação conjunta
Como parte das atividades da Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a Sejus-DF e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) se uniram na ação “Esse Crime é real” para distribuir materiais informativos e sensibilizar a população sobre a pauta com uma blitz educativa.
“O compromisso da Sejus na prevenção e no enfrentamento ao tráfico de pessoas vem sendo realizado de maneira efetiva, e está sendo intensificado durante essa semana de combate a este crime, com ações diárias em todo o Distrito Federal levando conhecimento e reflexão sobre o tema”, afirma a subsecretária da Subav, Janandréia Rafael.
Canais de denúncia
⇒ Central de Atendimento à Mulher: 180
⇒ Disque Direitos Humanos: 100
⇒ Gerência de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Apoio ao Migrante (61) 2244-1232 ou getpam@sejus.df.gov.br