A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) está prestes a realizar a cerimônia de premiação da 3ª edição do Prêmio FAPDF de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). O evento, previsto para novembro de 2024, reconhecerá pesquisadores, estudantes, startups e profissionais de comunicação que se destacaram no desenvolvimento científico e tecnológico no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Com um investimento total de R$ 157 mil, o prêmio contemplará oito categorias:
- Pesquisador Destaque: para pesquisadores com doutorado há mais de cinco anos que geraram inovações significativas.
- Pesquisador Inovador: para pesquisadores com doutorado há mais de cinco anos que tenham gerado inovação para o setor produtivo ou público.
- Estudante Destaque: direcionada a alunos do ensino médio que se destacaram em projetos de pesquisa.
- Startup Inovadora: para startups aceleradas ou não, sediadas no DF, que apresentaram soluções inovadoras.
- Servidor Destaque: para servidores da FAPDF que otimizaram processos na fundação.
- Iniciativa GovTech: para projetos que aplicam inovação e tecnologia em processos e serviços públicos.
- Profissional de Comunicação: para profissionais que se destacaram na divulgação de projetos e ações de CTI.
- Bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica: para bolsistas da FAPDF com projetos de pesquisa de destaque.
As inscrições ocorreram até 31 de julho de 2024, e a seleção dos trabalhos foi realizada entre 1º de agosto e 16 de setembro. O resultado preliminar foi divulgado em 23 de setembro, e o resultado final em 24 de outubro. A cerimônia de premiação, prevista para novembro, também marcará o lançamento do volume 3 do periódico “Diálogo Científico”, que reúne 50 projetos fomentados pela fundação no último ano.
O presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, destacou a importância do prêmio: “Ao reconhecer e premiar os trabalhos, estamos incentivando a curiosidade científica e estimulando o interesse pela inovação, além de incentivar grandes pesquisadores”.
Um dos vencedores da edição anterior, Iuri Costa Cavalcante, de 18 anos, foi agraciado na categoria Estudante Destaque por seu projeto de transformação de restos de alimentos em biogás utilizando um biodigestor automatizado. Atualmente, Iuri estuda engenharia mecatrônica na Universidade de Brasília (UnB) e afirma que a premiação foi uma oportunidade para quem deseja seguir na área de pesquisa.
O Prêmio FAPDF de CTI reforça o compromisso da fundação em promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Distrito Federal, reconhecendo iniciativas que contribuem para o avanço da sociedade.