Foto/divulgação
O projeto “Debandando nas escolas” promete encantar o público de Brasília a partir deste mês, novembro, com apresentações gratuitas e abertas a todos. Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), a iniciativa leva o músico-ator César Lignelli e sua impressionante “máquina musical”, composta por 23 instrumentos, às escolas e à comunidade local.
A nova versão do espetáculo, que já teve outras edições, como o “Debandando nas feiras”, fará parte do calendário escolar da Rede de Ensino Público do DF. Com uma proposta interativa, o espetáculo convida estudantes e professores a entrarem no mundo mágico da personagem “Debanda”, interpretada por Lignelli. Ao lado de sua filha “Debandinha” (Estela Vieira Lignelli), Debanda compartilha histórias inusitadas e músicas encantadoras, enquanto os alunos têm a chance de fazer perguntas sobre a vida extraordinária da personagem, que afirma ter vivido mais de 800 anos.
Além da narrativa envolvente, o público poderá conhecer de perto uma série de instrumentos tocados por Lignelli, como gaita de fole, tambores, apitos, tamborim e muitos outros. O espetáculo vai além da música e dança, unindo ficção, história e ciência de forma criativa, com uma performance única que mistura elementos da cultura popular com uma rica exploração sonora.
Datas e locais das apresentações:
- 11 de novembro – 14h30 e 16h30 | CED São Sebastião
- 12 de novembro – 10h30 | CED São Sebastião
- 18 de novembro – 19h30 | CED do Lago Norte
- 19 de novembro – 9h45 e 11h30 | CED do Lago Norte
- 21 de novembro – 19h30 e 21h00 | CEF 3 do Paranoá
- 22 de novembro – 19h30 | CEF 3 do Paranoá
Acesso gratuito e livre para todos os públicos.
O projeto é resultado de um estudo desenvolvido na Universidade de Brasília (UnB), dentro do Grupo de Pesquisa Vocalidade e Cena (CNPq), coordenado por César Lignelli. Com uma abordagem pedagógica inovadora, o espetáculo não só propõe um entretenimento de qualidade, mas também um aprendizado por meio da música, dos instrumentos e da performance interativa.
Ficha técnica:
- Coordenação geral: Sulian Vieira e César Lignelli
- Direção geral: César Lignelli, João Lucas e Sulian Vieira
- Atuação: César Lignelli e Estela Vieira Lignelli
- Concepção de maquinários e instrumentos: César Lignelli e Márcio Vieira
- Iluminação e sonorização: Adriano Roza
- Figurinos e adereços: Cyntia Carla e Sulian Vieira
- Design gráfico: João Lucas
Siga no Instagram para mais informações: @espetaculodebanda
Não perca essa oportunidade de vivenciar um espetáculo que é uma verdadeira fusão de música, história e magia!.