Foto/divulgação
A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCs) participa ativamente do 21º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal, que acontece até hoje (06) no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília (UnB). O evento reúne 198 estudantes dos cursos de enfermagem e medicina da ESCs, que apresentaram 110 trabalhos, orientados por 78 professores.
Ontem (5), os alunos da ESCs expuseram seus projetos no eixo “Saúde e vida”, em formato de pôsteres. A atividade foi marcada pela interação com docentes da ESCs, que atuaram como avaliadores, oferecendo sugestões e orientações para aprimoramento das pesquisas. Cláudia Vicari Bolognani, coordenadora do Programa de Iniciação Científica (PIC) da ESCs, destacou a importância dessa troca de conhecimento: “Além de receberem avaliações, os alunos têm a oportunidade de acessar os trabalhos de outros cursos, promovendo uma troca interdisciplinar que pode resultar em novas ideias e até em grupos de pesquisa.“
O evento também evidenciou o apoio contínuo à pesquisa na ESCs, que oferece 101 bolsas de iniciação científica, com foco em ações afirmativas e no incentivo à permanência dos alunos na universidade. As bolsas são um apoio essencial para a redução da evasão escolar, permitindo aos estudantes um incentivo financeiro para se dedicarem às atividades de pesquisa.
A premiação dos melhores trabalhos ocorrerá no dia 19 de novembro, encerrando um ciclo de intensos aprendizados e troca de experiências. O 21º Congresso de Iniciação Científica do DF continua a ser uma plataforma importante para o desenvolvimento acadêmico e científico dos futuros profissionais da saúde.