Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Home Destaque

Não há estratégia sem objetivo: entenda os caminhos para sua campanha de app

28/11/2022
Share on FacebookShare on Twitter

Think with Google de hoje te explica como traçar estratégias para o seu app deslanchar

Por Ezio Jemma, Paula Dalmina

 

 
À esquerda, uma mulher segura uma pasta. No centro há um smartphone. À direita, um homem carrega um círculo com uma seta e um xis
 

É indiscutível que os aplicativos estão em ascensão no Brasil. Só em 2021, mais de 19 mil apps foram baixados por minuto e mais de 2 mil dólares foram gastos em “app stores” a cada 60 segundos no país.1 Esse boom se reflete no mercado: cada vez mais empresas têm o aplicativo como atividade final — e não apenas como um meio de interação com os consumidores.

Neste mar de opções (e de oportunidades) é importante ter uma boa estratégia de escalabilidade e crescimento, produzir criativos eficientes para as campanhas e adotar práticas para mensurar a rentabilidade do seu app. Nada disso faz sentido, no entanto, se você não tem claro qual é o objetivo do seu negócio, já que nenhuma das outras fases será bem-sucedida se esse objetivo não estiver bem-definido para guiá-las.

Na nossa experiência lidando com campanhas para aplicativos dentro do Google, observamos que o maior obstáculo das empresas é definir um objetivo e confiar na decisão tomada. Neste artigo, vamos te ajudar a entender o que é o seu negócio, como definir KPIs e como planejar o investimento em campanhas a partir dessas informações.

O primeiro passo é conhecer o seu negócio

Entender o modelo de negócio significa saber onde seus objetivos de marketing se encaixam exatamente. O seu app é de compras (varejo, delivery de comida), assinaturas (streaming de música e séries) ou de finanças? Quem são seus concorrentes? Como é a jornada e a experiência do usuário dentro do aplicativo? Quem são as pessoas que estão na sua base e como elas interagem com seu produto ou serviço? Dados sobre buscas e outros insights sobre comportamento do consumidor podem ser grandes aliados nessa fase.

 
Conheça o seu negócio. 1. Entenda o que, como empresa, você precisa entregar. 2. Conheça bem seu usuário e o perfil que você quer atingir. 3. Entenda as ações que esse usuário precisa executar no seu aplicativo. 4. Faça um bom benchmark.
 

Uma vez que você já entendeu seu negócio, o mercado em que está inserido, revisou o aplicativo e confirmou que ele está funcionando bem, de maneira prática e otimizada, chegou o momento de dar o próximo passo e projetar sua meta.

Como criar seu objetivo de campanha

Vamos supor que você acaba de chegar ao mercado de aplicativos e quer que muita gente faça o download do seu app — esse seria o objetivo de marketing. Mas já parou para pensar quantos usuários serão necessários para começar uma operação rentável? Além disso, basta o consumidor baixar seu aplicativo ou ele precisa realizar alguma ação específica dentro dele? Essa ação precisa acontecer de quanto em quanto tempo?

Ou seja, você precisa entender o significado de cada download para poder definir as metas do seu negócio. Entre os possíveis objetivos de negócios, existem dois pilares muito importantes: aquisição e engajamento. Em linhas gerais, o primeiro é trazer novos usuários para o aplicativo. Já o segundo se traduz em envolver esse público em algum tipo de ação.

 
Aquisição: trazer novas pessoas para a base versus engajamento: fazer o público agir dentro do app.
 

A princípio, parece óbvio pensar que ter uma base maior é sempre um objetivo, correto? Nem sempre. No caso da aquisição, é importante fazer a reflexão: eu realmente preciso de mais usuários para minha base ou necessito que as pessoas que já estão lá realizem alguma ação?

Nesse caso, o engajamento é o seu objetivo. Ele visa à rentabilização da operação por meio da fidelização de usuários, que executam ações periódicas e podem, assim, contribuir para o aumento do seu ticket médio.

 
O que você precisa ter em mente para criar um objetivo? Qual é o seu foco: aquisição e engajamento?  Precisa de rentabilização ou fidelização? Quais são as suas métricas reais e ideais?
 

Qual deve ser o seu investimento?

Do seu lado, como anunciante, você definiu o seu objetivo de negócio e estabeleceu suas metas. Essas definições podem te dar uma estimativa de investimento necessária para atingir o seu propósito. Porém, é preciso também realizar um acompanhamento da campanha para saber se os resultados estão sendo alcançados, visto que há outros fatores que impactam a performance, tais como criativos, ambiente competitivo, mercado e sazonalidades.

 
Estude suas métricas atuais. Crie um cenário ideal das métricas para o futuro. Filtre essas metas em um único objetivo. Faça sua estimativa de investimento.
 

O mundo dos apps é um território novo, que exige aprendizado constante. Por isso, uma campanha de aplicativo pode alcançar mais resultados se você souber, desde o princípio, aonde quer chegar. Tente pensar a longo prazo, pois, dessa forma, será mais fácil criar estratégias bem-estruturadas e, consequentemente, mais eficientes.

 

Outros conteúdos acessados

Profissionais de marketing que acessaram este conteúdo também estão vendo

 

O que levar em conta na hora de anunciar na Black Friday 2022?

Sempre perto do consumidor: estratégias omnicanal que trouxeram grandes resultados

2012 a 2022: o que uma década de insights nos ensinou

Related Posts

iFood é o novo patrocinador oficial das Seleções Brasileiras de Futebol

por CidadeCult
0
3

Foto/divulgação O iFood acaba de assumir um papel de destaque no cenário esportivo nacional: a marca brasileira de tecnologia é...

Juscelino Bar e Restaurante abre encomendas de ceias de Natal com menu especial assinado por chefs

por CidadeCult
0
2

Foto/divulgação O Juscelino Bar e Restaurante, na 202 Sul, já está recebendo encomendas para sua tradicional ceia de Natal. Neste...

O Boticário lança edição impressa do livro de colorir “Boti Splashes” em edição limitada

por CidadeCult
0
5

Foto/divulgação O fenômeno que conquistou a internet acaba de ganhar sua versão física. A partir de dezembro, O Boticário disponibiliza...

Rádio Cultura FM celebra o fim de ano com concertos pop interpretados por orquestras renomadas

por CidadeCult
0
4

Foto: Beatriz Girão A Rádio Cultura FM preparou uma programação especial para embalar os domingos de dezembro com música de...

Desestressa Dançando reúne arte, saúde e inclusão em oficinas gratuitas no DF

por CidadeCult
0
4

Foto/divulgação O "Desestressa dançando: práticas integrativas para a criação de autonomia" está movimentando o Centro de Dança do Distrito Federal...

Sesc Taguatinga recebe ópera L’amico Fritz em nova montagem da Cia. de Cantores Líricos de Brasília

por CidadeCult
0
23

Foto/divulgação O Teatro do Sesc Paulo Autran, em Taguatinga, se transforma em cenário operístico nesta semana com a chegada de...

Férias animadas no Zoológico de Brasília: temporada transforma o parque em um universo de aventura, cinema e educação ambiental!

por CidadeCult
0
9

Foto/divulgação O Zoológico de Brasília abre o verão com uma programação que promete marcar a temporada: as "Férias animadas 25/26"....

Próximo Post

Em segunda partida na Copa do Catar, brasileiros apostam em vitória do Brasil sem Neymar em campo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

“Revisiting Creedence” agita Brasília com clássicos do rock !

Pacotão 2025: a sátira e a resistência tomam as ruas de Brasília!

Grammy 2025: brasileiros marcam presença na maior noite da música mundial

Stand-up de Raphael Ghanem “Se é que você me entende” chega a Brasília

DF anuncia novo programa para valorizar escritores locais, uma vitória da Academia Gamense de Letras

4

Alok deve receber título de Cidadão Honorário de Brasília em reconhecimento à sua influência global

2

Campus Party Brasília 2024: conectando mentes e inovando

2

A Magia Lúdica de Darlan Rosa Ilumina o CCBB Brasília

2

Z42 Arte inaugura “Coletiva z” com 64 obras inéditas no Cosme Velho

Rádio Cultura Brasil transmite shows de grandes nomes da música brasileira pela Europa em dezembro

Alvorada Business Awards estreia e consolida nova premiação do empreendedorismo brasiliense

iFood é o novo patrocinador oficial das Seleções Brasileiras de Futebol

Popular Stories

  • “Revisiting Creedence” agita Brasília com clássicos do rock !

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Pacotão 2025: a sátira e a resistência tomam as ruas de Brasília!

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Grammy 2025: brasileiros marcam presença na maior noite da música mundial

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Stand-up de Raphael Ghanem “Se é que você me entende” chega a Brasília

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Caixa Cultural apresenta “A falecida” em Brasília

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0

Popular News

    Site Links

    • Cadastre-se
    • Acessar
    • Feed de posts
    • Feed de comentários
    • WordPress.org

    About Us

    We bring you the best Premium WordPress Themes that perfect for news, magazine, personal blog, etc. Check our landing page for details.

    • Setup menu at Appearance » Menus and assign menu to Footer Navigation

    © 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

    Nenhum Resultado
    Ver Todos os Resultados
    • Home
    • Entrevista
    • Brasília
    • Indústria & Comércio
    • Entretenimento
    • Games
    • Filme
    • Música
    • Esporte & Fit
    • Moda
    • Estilo de Vida
    • Viagem
    • Ciência e Tecnologia
    • Saúde
    • Food

    © 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.