Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Home Destaque

Flip e Oceana firmam parceria para reduzir o uso de plásticos

24/11/2022
Share on FacebookShare on Twitter

Evento dá primeiros passos para reduzir o consumo de plásticos descartáveis; intenção é avançar para se tornar, futuramente, uma Zona Livre de Plástico 

 

Por sua presença integrada à Baía de Paraty, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) tem, desde sua origem, a preocupação com a sustentabilidade e o uso consciente de recursos. Em 2022, a festa dá um passo além em seu compromisso com a mudança: na edição que começou ontem (23), foi estabelecida uma parceria com a ONG Oceana para reduzir o consumo de itens de plástico descartável durante sua realização.

 

“Essa parceria inédita aponta na direção de uma solução inovadora para a poluição marinha, que batizamos de Zona Livre de Plástico (ZLP). Nelas não há fornecimento, comércio ou utilização de plásticos de uso único, que são descartados logo após a sua utilização. A disposição da Flip em avançar para se consolidar, no futuro, como uma ZLP é uma indicação importante e necessária que contribuirá para a recuperação da saúde dos oceanos”, aponta Lara Iwanicki, engenheira ambiental e gerente de campanhas da Oceana Brasil.

 

Com o propósito de aprofundar a discussão sobre este tema na própria Flip, a Oceana participa hoje (24), às 18h, do debate “Preservação, Biodiversidade em Questão”, na Casa M.A.R. – na Praça da Bandeira. Além de Iran Magno, analista de campanhas da Oceana, integrarão a mesa Vinícius Soares, Secretário de Meio Ambiente de Paraty e Márcio Rogério Grogião, representante da Secretaria de Agricultura e Pesca.

 

Iniciativas na Flip e para o Brasil

 

Entender o consumo de plásticos descartáveis e a dinâmica do uso desses itens no evento é uma tarefa importante para a Flip vir a se consolidar como uma Zona Livre de Plásticos (ZLP). Como fruto da parceria estabelecida com a Oceana, nessa edição de 2022, a organização do evento promoveu a substituição de 10 mil copos descartáveis por copos de papel em áreas estratégicas e a instalação de bebedouros para que as equipes de produção e montagem utilizem xícaras e copos reutilizáveis durante o trabalho, diminuindo ainda mais a dependência dos galões e copos plásticos. 

 

Além disso, a Flip ainda estabeleceu que no Auditório da Matriz, está proibida a entrada de copos descartáveis, garrafas PET e sacolas descartáveis. É bastante simbólica a escolha da Flip em estabelecer esse espaço principal – que é, historicamente, o palco dos aguardados encontros entre célebres nomes da literatura nacional e internacional – já como uma área livre de plásticos em 2022. A única exceção relaciona-se a alguns protocolos sanitários de prevenção da Covid-19, adotados devido ao recente aumento de casos da doença no país.

 

Zonas Livres de Plástico

 

A partir dessa primeira movimentação, a Flip pretende avançar nesse processo e se consolidar como uma Zona Livre de Plásticos (ZLP) em suas próximas edições. A redução da utilização de plásticos de uso único é uma medida necessária e urgente para a diminuição dos impactos desse material no meio ambiente. O conceito e a metodologia das ZLPs foram concebidos pela Oceana, a maior ONG internacional voltada exclusivamente à proteção dos oceanos, que tem como um dos focos de sua atuação o combate à poluição marinha por plásticos. Globalmente, todos os anos, ao menos 8 milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos. Isso equivale a um caminhão de lixo por minuto. Em seu relatório “Um Oceano Livre de Plásticos”, a organização aponta que no Brasil, anualmente, cerca de 325 mil toneladas de plástico chegam aos nossos mares.

 

A aplicação da metodologia ZLP demonstra que é possível ajustar “a pegada” de plástico a espaços coletivos que desejam se integrar à mudança. De escritórios corporativos, aeroportos, escolas, feiras, hotéis e quiosques de praia até eventos – como ocorre agora na Flip.

 

A Oceana defende medidas concretas para solucionar o problema da poluição por plásticos e entende que diversas frentes de ação são necessárias para reverter o cenário que temos hoje. Foi pensando nisso que na campanha de combate à poluição plástica estabeleceu três frentes de trabalho: a metodologia ZLP, o desafio ao setor corporativo para reduzir seu impacto e a defesa de uma lei que reveja a produção de plástico descartável no país. 

 

Em relação a esta última frente, juntamente com outras organizações da sociedade civil, a Oceana defende a aprovação do Projeto de Lei (PL) 2524/2022, que propõe um marco regulatório para a Economia Circular e Sustentável do Plástico e desde setembro deste ano tramita no Senado Federal.  Todas as pessoas podem acessar o PL na internet e reforçar a sua importância, dando um recado claro aos parlamentares sobre a urgência em reduzir esses resíduos e os seus graves impactos. 

 

Os plásticos descartáveis são uma ameaça duradoura para todas as espécies marinhas, para a natureza e para a humanidade. Uma vez no ambiente, o plástico – que é feito a partir do petróleo – nunca desaparece. O material se divide em partículas cada vez menores, chamadas microplásticos, que já foram encontradas por cientistas no sal, no ar e em nosso organismo (sangue, placenta e até no leite materno). 

 

“Países tão distintos como o Canadá e a Índia já estabeleceram medidas regulatórias para o plástico. Precisamos fazer o mesmo no Brasil, com urgência. Precisamos pressionar os parlamentares a abraçarem essa causa e aprovarem esse projeto de lei. Todas as pessoas podem acessar o PL pela internet e reforçar a sua importância, posicionando-se a favor da redução da produção de plástico e de seus graves impactos socioeconômicos e ambientais”, conclui o analista de campanhas da Oceana, Iran Magno.

Related Posts

iFood é o novo patrocinador oficial das Seleções Brasileiras de Futebol

por CidadeCult
0
3

Foto/divulgação O iFood acaba de assumir um papel de destaque no cenário esportivo nacional: a marca brasileira de tecnologia é...

Juscelino Bar e Restaurante abre encomendas de ceias de Natal com menu especial assinado por chefs

por CidadeCult
0
2

Foto/divulgação O Juscelino Bar e Restaurante, na 202 Sul, já está recebendo encomendas para sua tradicional ceia de Natal. Neste...

O Boticário lança edição impressa do livro de colorir “Boti Splashes” em edição limitada

por CidadeCult
0
5

Foto/divulgação O fenômeno que conquistou a internet acaba de ganhar sua versão física. A partir de dezembro, O Boticário disponibiliza...

Rádio Cultura FM celebra o fim de ano com concertos pop interpretados por orquestras renomadas

por CidadeCult
0
4

Foto: Beatriz Girão A Rádio Cultura FM preparou uma programação especial para embalar os domingos de dezembro com música de...

Desestressa Dançando reúne arte, saúde e inclusão em oficinas gratuitas no DF

por CidadeCult
0
4

Foto/divulgação O "Desestressa dançando: práticas integrativas para a criação de autonomia" está movimentando o Centro de Dança do Distrito Federal...

Sesc Taguatinga recebe ópera L’amico Fritz em nova montagem da Cia. de Cantores Líricos de Brasília

por CidadeCult
0
24

Foto/divulgação O Teatro do Sesc Paulo Autran, em Taguatinga, se transforma em cenário operístico nesta semana com a chegada de...

Férias animadas no Zoológico de Brasília: temporada transforma o parque em um universo de aventura, cinema e educação ambiental!

por CidadeCult
0
9

Foto/divulgação O Zoológico de Brasília abre o verão com uma programação que promete marcar a temporada: as "Férias animadas 25/26"....

Próximo Post

FORREGGAE AND ROLL: Um Salve ao Nordeste!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

“Revisiting Creedence” agita Brasília com clássicos do rock !

Pacotão 2025: a sátira e a resistência tomam as ruas de Brasília!

Grammy 2025: brasileiros marcam presença na maior noite da música mundial

Stand-up de Raphael Ghanem “Se é que você me entende” chega a Brasília

DF anuncia novo programa para valorizar escritores locais, uma vitória da Academia Gamense de Letras

4

Alok deve receber título de Cidadão Honorário de Brasília em reconhecimento à sua influência global

2

Campus Party Brasília 2024: conectando mentes e inovando

2

A Magia Lúdica de Darlan Rosa Ilumina o CCBB Brasília

2

Z42 Arte inaugura “Coletiva z” com 64 obras inéditas no Cosme Velho

Rádio Cultura Brasil transmite shows de grandes nomes da música brasileira pela Europa em dezembro

Alvorada Business Awards estreia e consolida nova premiação do empreendedorismo brasiliense

iFood é o novo patrocinador oficial das Seleções Brasileiras de Futebol

Popular Stories

  • “Revisiting Creedence” agita Brasília com clássicos do rock !

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Pacotão 2025: a sátira e a resistência tomam as ruas de Brasília!

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Grammy 2025: brasileiros marcam presença na maior noite da música mundial

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Stand-up de Raphael Ghanem “Se é que você me entende” chega a Brasília

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Caixa Cultural apresenta “A falecida” em Brasília

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0

Popular News

    Site Links

    • Cadastre-se
    • Acessar
    • Feed de posts
    • Feed de comentários
    • WordPress.org

    About Us

    We bring you the best Premium WordPress Themes that perfect for news, magazine, personal blog, etc. Check our landing page for details.

    • Setup menu at Appearance » Menus and assign menu to Footer Navigation

    © 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

    Nenhum Resultado
    Ver Todos os Resultados
    • Home
    • Entrevista
    • Brasília
    • Indústria & Comércio
    • Entretenimento
    • Games
    • Filme
    • Música
    • Esporte & Fit
    • Moda
    • Estilo de Vida
    • Viagem
    • Ciência e Tecnologia
    • Saúde
    • Food

    © 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.