Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Home Saúde

Novembro Diabetes Azul: especialistas do CEUB dão dicas sobre a prevenção e o tratamento da doença

18/11/2022
Share on FacebookShare on Twitter

Tema da campanha mundial é a importância ao acesso e cuidados com o diabetes

A campanha mundial “Novembro Diabetes Azul” de 2022 traz o tema “Acesso aos Cuidados com o Diabetes”, alertando sobre os riscos da doença, a importância da prevenção e oferece alternativas para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes. A professora de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e endocrinologista Isabella Santiago oferece dicas e alerta que a informação pode salvar vidas. De acordo com dados do Atlas do Diabetes 2021, a doença atinge 10,5% da população mundial com idade entre 20 e 79 anos. No Brasil, são 15,7 milhões de casos registrados em 2022. O país está em 6º lugar do ranking mundial.

Com cuidados que exigem uma rotina rigorosa na vida do paciente com diabetes, o sucesso do tratamento está relacionado às tomadas de decisão. Nesse sentido, além de ter um acompanhamento médico adequado, com medicamentos, medição de glicemia, exercícios físicos regulares, alimentação balanceada e apoio psicológico, o paciente precisa buscar informação e educação de qualidade para combater o problema de saúde.

Professora de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB), a endocrinologista Isabella Santiago explica que o diabetes pode ser assintomático na maioria dos indivíduos, a depender dos níveis de glicose no sangue, sendo muitas vezes subdiagnosticado. A hiperglicemia pode ocasionar excesso de urina, sede excessiva, aumento do apetite e, em alguns casos, a perda de peso. Também aumenta o risco para infecções, principalmente as urinárias. “Em situações mais graves o paciente pode apresentar náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão e sonolência. O diagnóstico precoce é fundamental para prevenir complicações agudas e crônicas”, ressalta.

Histórico familiar de diabetes, excesso de peso (principalmente se houver aumento da circunferência abdominal), sedentarismo, hipertensão, alteração do colesterol, síndrome dos ovários policísticos e história de doença cardiovascular são alguns dos indicativos para o desenvolvimento da doença crônica. No caso do diabetes tipo 2, é considerada a maior probabilidade com pessoas com idade superior a 45 anos.

Isabella Santiago explica a diferença entre as classificações da doença do tipo 1 e 2. O diabetes tipo 1 corresponde a 5 a 10% dos casos e costuma surgir na infância ou adolescência. Ocorre principalmente devido à uma destruição autoimune das células beta, que são responsáveis pela secreção de insulina. “O paciente com diabetes tipo 1 apresenta um quadro de deficiência completa de insulina. Portanto, o tratamento com insulina é necessário desde o início do diagnóstico”, frisa.

Já o diabetes tipo 2 ocorre por uma deficiência de insulina ou por uma resistência à ação desse hormônio nos tecidos periféricos. É o tipo de diabetes mais comum (90% casos) e se manifesta com maior frequência em adultos. Segundo Isabela, frequentemente o diabetes tipo 2 vem acompanhado de outras doenças, como obesidade, hipertensão e elevação do colesterol. Pacientes com diabetes tipo 2 podem necessitar do uso de insulina quando a glicemia está muito elevada, durante situações de instabilidade clínica ou quando o controle glicêmico não é atingido mesmo com uso de várias medicações orais.

A especialista alerta sobre a importância da informação sobre outros tipos de diabetes, não tão comuns: o diabetes gestacional, diabetes autoimune do adulto (LADA, em inglês latent autoimmune diabetes in adults) e o MODY (Maturity Onset Diabetes of the Young), que ocorre por alterações monogenéticas. “Todos os indivíduos, independentemente de terem diabetes ou não, devem praticar exercícios físicos de forma regular e manter uma alimentação saudável a fim de prevenir diversas doenças crônicas”, alerta Isabella.

Principais complicações
O prolongamento das altas taxas de glicose no sangue pode causar sérios danos à saúde, como a retinopatia ou nefropatia diabética, entre outros – o que pode ocorrer quando a circulação sanguínea é deficiente e a glicemia não está bem controlada. Segundo o farmacologista, professor dos cursos de Medicina e Enfermagem do CEUB, Danilo Avelar, o bom controle da glicose, somado à atividade física e medicamentos que possam combater a pressão alta e o aumento do colesterol e a suspensão do tabagismo, são medidas imprescindíveis de segurança.

Ele alerta ainda que o excesso de glicose pode causar danos ao sistema imunológico, aumentando o risco do paciente contrair algum tipo de infecção. “Isso ocorre porque os glóbulos brancos, que são as células responsáveis pelo combate aos vírus, às bactérias, e a outros micro-organismos ficam menos eficazes com a hiperglicemia. O alto índice de glicose no sangue é propício para que fungos e bactérias se proliferem em áreas como boca e gengiva, pulmões, pele, pés, genitais e local de incisão cirúrgica”, explica.

Prevenção e controle
O especialista do CEUB alerta que pacientes com histórico familiar de diabetes devem ser orientados a manter o peso normal, controlar a pressão arterial, não fumar, evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas e praticar atividade física regular. Já os pacientes com diabetes devem ser orientados a manter um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientações dos profissionais de saúde, realizar exame diário dos pés, para evitar o aparecimento de lesões, manter uma alimentação saudável e fazer uso dos medicamentos prescritos e praticar atividades físicas.

Danilo acrescenta que o papel do profissional da saúde e da população que tem entendimento sobre o diabetes é apoiar, orientar e traduzir as informações em saúde para a linguagem do paciente, orientar quanto aos cuidados necessários, estilo de vida e facilitar as escolhas alimentares. “É imprescindível a presença profissional em todos os níveis de atenção em saúde para pessoas com diabetes. Diabetes ainda é considerada uma condição clínica que não tem cura, mas que tem tratamento. E bom tratamento! Quem seguir as orientações devidas, tende a ter uma vida mais saudável do que pessoas que não têm esse diagnóstico!”, finaliza.

Related Posts

🍽️ Projeto Comer Com Ciência lança site e amplia diálogo entre ciência e consumidor

por Redacao CidadeCult
0
9

O projeto Comer Com Ciência, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), celebra um ano de existência com uma novidade:...

Dez anos de esperança: expedição leva saúde e dignidade a comunidade com maior incidência de Xeroderma Pigmentoso no mundo

por Redacao CidadeCult
0
12

Imagens: divulgação. Araras, pequeno povoado no interior de Goiás, voltou a receber uma dose de esperança nos dias 26 e...

Doar é um ato de amor: Dia D no Eixão promove consciência e esperança para quem espera por um transplante

por Redacao CidadeCult
0
9

Neste domingo (21), o Eixão do Lazer será mais do que um espaço para relaxar e se exercitar — será...

Música e fé levam esperança aos pacientes do Hospital Cidade do Sol!

por CidadeCult
0
14

Foto/divulgação Na tarde de segunda-feira (24), o Hospital Cidade do Sol (HSol) foi palco de uma ação que uniu música...

45% das doenças cardíacas começam na boca, alerta Instituto do Coração

por Redacao CidadeCult
0
39

Você sabia que a saúde bucal está diretamente ligada à saúde do coração? Dados do Instituto do Coração (InCor) mostram...

Práticas Integrativas em Saúde: um convívio em comunidade para o bem-estar mental

por Redacao CidadeCult
0
21

 Foto: Matheus Oliveira Você sabia que as Práticas Integrativas em Saúde (PIS) oferecem mais do que apenas benefícios físicos e...

Clínica Neoliv aposta em mindfulness e movimento slow para transformar tratamentos de emagrecimento

por Redacao CidadeCult
0
75

Em meio a um cenário onde a obesidade segue como uma das condições crônicas mais prevalentes no Brasil, a Clínica...

Próximo Post

Parque Tecnológico do DF será apresentado em seminário de inovação

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

“Revisiting Creedence” agita Brasília com clássicos do rock !

Pacotão 2025: a sátira e a resistência tomam as ruas de Brasília!

Grammy 2025: brasileiros marcam presença na maior noite da música mundial

Stand-up de Raphael Ghanem “Se é que você me entende” chega a Brasília

DF anuncia novo programa para valorizar escritores locais, uma vitória da Academia Gamense de Letras

4

Alok deve receber título de Cidadão Honorário de Brasília em reconhecimento à sua influência global

2

Campus Party Brasília 2024: conectando mentes e inovando

2

A Magia Lúdica de Darlan Rosa Ilumina o CCBB Brasília

2

Z42 Arte inaugura “Coletiva z” com 64 obras inéditas no Cosme Velho

Rádio Cultura Brasil transmite shows de grandes nomes da música brasileira pela Europa em dezembro

Alvorada Business Awards estreia e consolida nova premiação do empreendedorismo brasiliense

iFood é o novo patrocinador oficial das Seleções Brasileiras de Futebol

Popular Stories

  • “Revisiting Creedence” agita Brasília com clássicos do rock !

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Pacotão 2025: a sátira e a resistência tomam as ruas de Brasília!

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Grammy 2025: brasileiros marcam presença na maior noite da música mundial

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Stand-up de Raphael Ghanem “Se é que você me entende” chega a Brasília

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Caixa Cultural apresenta “A falecida” em Brasília

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0

Popular News

    Site Links

    • Cadastre-se
    • Acessar
    • Feed de posts
    • Feed de comentários
    • WordPress.org

    About Us

    We bring you the best Premium WordPress Themes that perfect for news, magazine, personal blog, etc. Check our landing page for details.

    • Setup menu at Appearance » Menus and assign menu to Footer Navigation

    © 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

    Nenhum Resultado
    Ver Todos os Resultados
    • Home
    • Entrevista
    • Brasília
    • Indústria & Comércio
    • Entretenimento
    • Games
    • Filme
    • Música
    • Esporte & Fit
    • Moda
    • Estilo de Vida
    • Viagem
    • Ciência e Tecnologia
    • Saúde
    • Food

    © 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.