Pré-evento do AI Experience destaca aplicações de IA em diversos setores
Com informações da Agência Brasília
Na última terça-feira (14), Brasília foi palco do pré-evento para o lançamento oficial do primeiro AI Experience, uma conferência que ocorrerá nos dias 19 e 20 de junho no Museu da República. O evento tem como objetivo explorar as fronteiras da tecnologia de inteligência artificial (IA) e suas múltiplas aplicações.
Profissionais de diferentes áreas se reuniram no mezanino da Torre de TV para debater como a IA pode ser integrada de forma mais efetiva nas políticas públicas, compartilhando conhecimentos e explorando novas oportunidades. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman, destacou a relevância do tema: “Os avanços recentes desta tecnologia impactam diferentes setores, como o empreendedorismo, a educação, a agricultura e os serviços públicos. Do ponto de vista governamental, essa é uma discussão crucial para aperfeiçoar as políticas públicas e o atendimento ao cidadão.”
O evento contou com a presença de diversas figuras importantes, como Ronan Damasco, diretor de Tecnologia da Microsoft Brasil; Orlan Almeida, engenheiro e empreendedor da Giant Inovação; e a deputada distrital Jane Klebia, presidente da Frente Parlamentar para a Economia Digital e Desenvolvimento Tecnológico do DF. As discussões focaram nos impactos da IA em setores críticos, como educação, saúde, agronegócio e big techs.
Orlan Almeida enfatizou a importância do encontro: “À medida que nos preparamos para o AI Experience, convidamos líderes de setores críticos para um encontro exclusivo no coração de Brasília. Este encontro não é apenas uma celebração de parcerias, mas um palco para apresentar como a inteligência artificial está moldando as políticas públicas, preparando o terreno para um futuro onde tecnologia e inovação caminham lado a lado com o desenvolvimento humano e sustentável.”
AI Experience
O AI Experience é um evento criado para proporcionar uma visão prática sobre a inteligência artificial, convidando a experimentar novas aplicações trazidas por empresas que já utilizam a IA em diversos contextos, como comércio/varejo, indústria, saúde, educação e finanças. Ao atrair especialistas, empresas de tecnologia e representantes do governo, Brasília se posiciona como um centro de diálogo sobre como a IA pode transformar indústrias, melhorar a governança e impulsionar o desenvolvimento econômico do país. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.giantday.com.br/preeventoaiexperience.
Participaram representantes do poder público e instituições privadas, como Ronan Damasco e Isabela Aguiar, diretor nacional de tecnologia e relações governamentais da Microsoft, respectivamente. Marco Antônio Costa Júnior, presidente da FapDF, Carlos Longo, reitor da UcB, Renata Nandes, relações Institucionais da Biotic SA, Carlos Gurgel, UnB, Carlos Alberto Ferreira Junior, presidente do CRA, Marco Secco, diretor-geral do Senai DF.