Foto: Jose Cruz
Uma pesquisa reveladora conduzida pela “Fundação Itaú”, em colaboração com o “Datafolha”, trouxe à luz a opinião unânime de pais em relação à vital importância das atividades culturais na vida escolar de seus filhos. De acordo com o estudo intitulado “Hábitos Culturais”, 97% dos pais entrevistados consideram essencial que seus pequenos participem ativamente de eventos culturais como parte integrante de seu desenvolvimento.
Os resultados de hoje (06), divulgados , mergulharam fundo nas perspectivas de 2.405 pessoas de 16 a 65 anos, em todas as regiões do país, com 67% destes sendo pais. Entre as diversas descobertas, o levantamento revelou que 95% dos pais acreditam que tais atividades também têm um impacto direto e positivo no desempenho acadêmico de seus filhos.
Os dados também revelaram que o reconhecimento da importância das atividades culturais varia entre as diferentes classes sociais. 97% dos pais das classes A e B concordaram com a afirmação, enquanto nas classes D e E, o número foi ligeiramente menor, alcançando 91%. Na classe C, 96% dos pais endossaram a relevância dessas práticas para o desempenho escolar de seus filhos.
Além disso, a pesquisa explorou como tais atividades culturais impactam as competências socioemocionais das crianças e adolescentes. 54% dos entrevistados que têm filhos mencionaram a influência positiva na criatividade, enquanto 38% destacaram o contributo para o autoconhecimento dos jovens.
Esmeralda Correa, coordenadora do Observatório de Pesquisas em Educação e Cultura da Fundação Itaú, enfatizou a necessidade de uma integração mais efetiva entre a cultura e a educação. “A arte e a cultura promovem e deveriam ser pensadas junto aos currículos de educação integral para o desenvolvimento de todas as competências de uma criança, adolescente e jovem”, ressaltou.
Quanto às fontes de informação sobre atividades culturais, 60% dos entrevistados citaram as redes sociais como a principal fonte. Recomendações de amigos e parentes (34%), propagandas (32%), sites de busca (22%), e veículos de comunicação (22%) também foram mencionados.
Por fim, 41% dos participantes reconhecem a escola como o principal local de acesso à cultura ou de realização de atividades culturais para as crianças, superando clubes (34%), teatros (24%), bibliotecas (20%), e museus (19%).
Logo, as atividades culturais desempenham no desenvolvimento integral das crianças, destacando a importância de integrá-las de forma efetiva no ambiente escolar para promover um ensino mais completo e equitativo para todos.