Os estudos trazem o mapeamento das instituições e órgãos que oferecem ações e serviços de assistência para esse público
Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo
Em um esforço colaborativo entre o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e as secretarias de Saúde (SES), Educação (SEE) e Desenvolvimento Social (Sedes), foi apresentado um conjunto de guias que fornecem um panorama completo das instituições, órgãos e recursos públicos que disponibilizam serviços e ações direcionados a pessoas que enfrentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como idosos com demência ou em processo de diagnóstico, e seus respectivos cuidadores.
Estes guias são os resultados concretos de duas pesquisas conduzidas pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Dipos) do IPEDF, concentrando-se nestes grupos específicos. A apresentação oficial ocorreu nesta quinta-feira (20), contando com a presença do diretor-presidente do IPEDF, Manoel Barros, a diretora de Estudos e Políticas Sociais, Daienne Machado, além de representantes das secretarias envolvidas, do Coletivo Filhas da Mãe e do Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Segundo Marcela Machado, coordenadora de Estudos e Pesquisas Qualitativos de Políticas Sociais do IPEDF, “os guias, produzidos em parceria com a sociedade civil e outras entidades governamentais do GDF, são fruto de um esforço conjunto para mapear os serviços e ações disponíveis para esses grupos. Eles serão de grande auxílio tanto para os usuários em busca de serviços quanto para a gestão, ajudando a compreender os fluxos existentes, serviços disponíveis e áreas que demandam atenção.”
O chefe da Unidade Psiquiátrica do Instituto de Gestão e Estratégia de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Sérgio Cabral Filho, enfatizou a importância dos guias para a área de saúde, ressaltando a relação entre a promoção da saúde e a educação sobre ela. Ele destacou que “os guias ensinam e explicam de forma concisa o que são os transtornos, permitindo que as pessoas identifiquem os sinais e sintomas, o que é crucial para uma intervenção mais precoce e um prognóstico mais favorável.”
Dulcinete Alvim, da Gerência de Acompanhamento à Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, ressaltou a visão abrangente dos guias, abordando níveis de apoio específicos que cada indivíduo pode necessitar. Ela observou os avanços na área de educação especial, destacando a orientação dada a estudantes e cuidadores.
Maíra Valadares, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, destacou o esforço contínuo da pasta na implantação de novos serviços de assistência, sublinhando a importância de atender às necessidades desses indivíduos. “Os guias enfatizam a necessidade de atenção a esses indivíduos, pois aqueles com demência e autismo desejam ser reconhecidos e vistos”, afirmou Valadares.
Os guias recém-lançados:
- Guia para Pessoas Idosas com Demência
- Guia para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)