Em meio a um dos dias mais quentes do ano, com a temperatura atingindo 37,3ºC em Planaltina, o Distrito Federal vive um estado de alerta por conta do calor extremo e baixa umidade, que chegou a 15%. Tanto a Defesa Civil quanto a Secretaria de Saúde (SES) estão monitorando a situação de perto.
Conforme informado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), espera-se que estas condições climáticas adversas persistam até sexta-feira (17), com o DF e outros 15 estados brasileiros sob alerta vermelho. Apesar de possíveis chuvas isoladas e alguma nebulosidade, os termômetros devem se manter acima dos 34ºC.

A meteorologista Deyse Moraes, do Inmet, explica que um sistema de alta pressão está impedindo o desenvolvimento de nuvens, resultando em céu aberto, temperaturas elevadas e queda na umidade.
A consequência deste calor intenso tem sido o aumento no número de pessoas buscando atendimento médico por desidratação, especialmente entre crianças e idosos. Camila Damasceno, referência técnica distrital de medicina de família e comunidade, alerta para os sinais de desidratação, como urina escura e forte, boca seca, dores de cabeça e tonturas.
Para se manter saudável neste período, a SES e a Defesa Civil recomendam:
- Manter ambientes arejados e procurar sombras ao ar livre;
- Evitar exercícios físicos e passeios com pets nos horários mais quentes;
- Usar roupas leves de tecidos naturais;
- Consumir alimentos leves e evitar bebidas alcoólicas;
- Beber água regularmente;
- Utilizar protetor solar e hidratantes corporais.
Rosinaldo Santiago, um morador local, compartilhou sua experiência com o calor extremo, destacando a necessidade de aumentar a ingestão de água e o uso constante de ventiladores para aliviar o desconforto. Marcos Vinicius Dantas, outro residente, relatou o impacto do calor em seus cachorros da raça bernese, que têm exigido cuidados extras para lidar com as altas temperaturas.
A Defesa Civil está emitindo alertas importantes sobre as condições climáticas e dicas de cuidados a serem tomados. Os moradores podem se inscrever para receber esses alertas enviando um SMS para o número 40199 com o CEP de sua residência.