Foto: Joédson Alves
Hoje é dia 1º de abril, um dia especial para aqueles que adoram uma boa pegadinha!. Conhecido como o “Dia da mentira“, a data é celebrada em muitos países, com brincadeiras, trotes e risadas. Mas você já se perguntou de onde vem essa tradição?
A origem histórica do Dia da Mentira:
A tradição tem suas raízes na Europa, no século XVI. Em 1582, o Papa Gregório XIII introduziu o novo calendário cristão, mudando o início do ano para 1º de janeiro. Porém, muitas pessoas ainda celebravam o Ano Novo no final de março, até 1º de abril, de acordo com o calendário anterior. Aqueles que adotaram o novo sistema começaram a pregar peças nos “atrasados”, chamando-os de “bobos”. Assim nasceu o “Dia da mentira”.
Além disso, há registros de que a data também pode estar relacionada ao “Festival de Hilária”, uma festa romana que acontecia no equinócio de março, em homenagem à deusa Cibele, a “Mãe dos deuses”, que celebrava a renovação da natureza e incluía muitas brincadeiras e trotes.
A tradição no Brasil:
No Brasil, o “Dia da mentira” chegou em 1828, por meio da publicação do jornal mineiro “A mentira”, que trouxe uma falsa notícia sobre a morte de Dom Pedro I. A partir daí, a data se espalhou e se consolidou como uma oportunidade para brincadeiras, principalmente entre amigos e nas mídias.
Pegadinhas famosas:
Ao longo dos anos, o 1º de abril tem sido marcado por diversas pegadinhas famosas. Em 1980, a BBC, no Reino Unido, anunciou que o relógio do “Big Ben” teria seus ponteiros substituídos por um mostrador digital, gerando uma onda de telefonemas de surpresa. Nos Estados Unidos, em 1992, a “National Public Radio (NPR)” fez uma brincadeira com a notícia de que o ex-presidente Richard Nixon voltaria a se candidatar à presidência, o que causou um grande alvoroço entre os ouvintes.
Diversão ao redor do mundo:
Em países como os Estados Unidos e Inglaterra, o dia é chamado de “April fool’s day“, ou “Dia dos bobos”. Já na França e na Itália, é comum chamar o dia de “Peixe de abril“, com a tradição de colar pequenos peixinhos de papel nas costas das pessoas, sem que elas percebam.
No Brasil, embora a data tenha sido adotada tardiamente, as brincadeiras se espalham por todos os cantos, seja com trotes telefônicos, notícias falsas ou outros tipos de brincadeiras. Mas atenção: nada de maldade, o objetivo é só fazer todo mundo rir!.
O 1º de abril continua sendo uma data aguardada por quem gosta de uma boa diversão e por quem adora pregar peças, mas lembre-se: o bom humor e o respeito sempre devem prevalecer!.