Foto: Tomaz Silva
A partir de hoje (25), o Distrito Federal inicia a vacinação contra a gripe, com a distribuição de doses em mais de 100 salas de vacinação espalhadas pela cidade. A vacina estará disponível para diversos grupos prioritários, incluindo idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas, professores, profissionais de saúde, entre outros.
Quem pode se vacinar?
A Secretaria de Saúde do DF informou que mais de 1,2 milhão de pessoas estão aptas a receber a vacina. Confira os grupos-alvo:
- Crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis;
- Indígenas;
- Trabalhadores da saúde;
- Profissionais de forças de segurança e salvamento;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
- Funcionários do sistema prisional;
- Professores da rede pública e privada;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Trabalhadores dos Correios;
- Trabalhadores portuários;
- Caminhoneiros.
Onde se vacinar?
A vacinação estará disponível em mais de 100 postos de saúde, e o primeiro lote de vacinas já foi entregue pelo Ministério da Saúde, com 80 mil doses. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Dependendo do grupo, pode ser solicitado comprovante de situação médica ou profissional, como crachá ou contracheque.
Importância da vacinação:
A vacina contra a gripe é atualizada todos os anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir a proteção contra as cepas mais circulantes. Em 2025, o imunizante protege contra os vírus H1N1, H3N2 e B. Mesmo quem se vacinou no ano passado, deve comparecer aos postos para garantir a nova dose e fortalecer a imunização.
Campanha nacional de vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começará oficialmente em 7 de abril, com a meta de imunizar 90% dos grupos prioritários. Não deixe de se proteger e aproveite para atualizar seu esquema vacinal!.
Fique atento às informações e participe dessa importante ação de saúde pública para o bem de todos.