Foto: Fabio Rodrigues
Brasil e França celebram a prorrogação, por mais cinco anos, da “Década de ação das Nações Unidas para a nutrição”, uma iniciativa da ONU voltada ao combate à má nutrição em todas as suas formas. A decisão foi anunciada oficialmente em uma nota conjunta divulgada pelos Ministérios das Relações Exteriores dos dois países.
A extensão do programa visa fortalecer os esforços globais para erradicar a fome e garantir uma alimentação adequada, alinhando-se à “Agenda 2030 da ONU” e seus “Objetivos de desenvolvimento sustentável”. A França, que organiza a cúpula “Nutrition for growth” em Paris nos dias 27 (amanhã) e 28 de março, destaca o Brasil como um parceiro estratégico nessa missão.
O evento contará com representantes de 76 países, incluindo a primeira-dama brasileira, Janja Lula da Silva, reforçando o compromisso do Brasil com a luta contra a fome. A cúpula buscará avanços políticos e financeiros para promover uma alimentação saudável e sustentável em escala global.
A cooperação entre Brasil e França nesse tema se fortaleceu com a criação da “Aliança global” contra a fome e a pobreza, lançada pelo Brasil durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, em 2024. A iniciativa já conta com diversos signatários e pode beneficiar até 500 milhões de pessoas ao redor do mundo.
Segundo a nota conjunta dos dois países, a má nutrição continua sendo um desafio global. Atualmente, 45 milhões de crianças sofrem de má nutrição aguda, enquanto 150 milhões enfrentam um quadro crônico. Além disso, o sobrepeso, a obesidade e a desnutrição entre idosos são fenômenos em expansão.
A extensão da “Década de ação das Nações Unidas” para a nutrição representa um passo importante na consolidação de políticas sustentáveis para erradicar a fome e garantir o direito à alimentação de qualidade para todos.