Foto: Sandro Araújo
A vacinação contra a gripe começou esta semana no Distrito Federal, com o objetivo de proteger a população contra os vírus da influenza. O primeiro lote conta com 80 mil doses, distribuídas em mais de 100 salas de vacinação em unidades básicas de saúde (UBSs) em toda a cidade. A previsão é que mais de 1,2 milhão de pessoas, que fazem parte dos grupos prioritários, tenham acesso à imunização.
Quem deve se vacinar?
Estão entre os grupos prioritários para a vacina contra a gripe:
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses;
- Gestantes;
- Professores das redes públicas e privadas.
A vacinação é uma ação importante para prevenir complicações graves e internações causadas pela influenza. Segundo o secretário de Saúde, Juracy Lacerda Cavalcante Júnior, “a vacinação é fundamental para a proteção individual e coletiva”.
Por que se vacinar?
A vacina contra a gripe é atualizada anualmente para garantir proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B. Mesmo quem se vacinou nos anos anteriores, deve garantir a dose atualizada, que pode ser administrada junto a outras vacinas do calendário de rotina.
Estudos indicam que a vacina reduz em até 35% o risco de hospitalização em pessoas do grupo de risco. A imunização é essencial para manter a saúde da população, especialmente para os mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com comorbidades.
Como se vacinar?
Para garantir a sua dose, basta se dirigir a uma UBS, levando um documento de identidade, caderneta de vacinação e, se possível, comprovante da situação médica ou profissional (como crachá ou contracheque, conforme o caso).
Não perca a oportunidade de se proteger contra a gripe!. Procure a UBS mais próxima e cuide de sua saúde e da de todos ao seu redor.
Onde vacinar? confira a lista das UBSs e seus horários de atendimento no site da Secretaria de Saúde do DF ou em seu posto de saúde mais próximo.
Vacine-se!. A proteção contra a gripe é um ato de cuidado para você e para a comunidade.