Foto/divulgação
A exposição “Ficções corporais”, idealizada pela artista e pesquisadora Déborah Alessandra, está disponível de forma on-line até o dia 12 de janeiro de 2025. Unindo dança contemporânea e artes visuais, a mostra promove um diálogo sobre o corpo feminino, suas representações sociais e as possibilidades de emancipação simbólica. A iniciativa é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e pode ser acessada gratuitamente em qualquer lugar do mundo.
Após estrear presencialmente no Varjão, a exposição chega à internet com uma plataforma totalmente acessível, incluindo audiodescrição e suporte para leitores de tela, garantindo a participação de todos os públicos.
Segundo Déborah Alessandra, “Ficções corporais” busca desafiar as construções sociais do corpo feminino, abrindo espaço para novas narrativas. “Cogitamos possibilidades de fissura nas subjetividades das pessoas, redimensionando as noções de corpo feminino e criando novas mitologias corporais e sociais”, explica a artista.
A mostra conta ainda com a curadoria de Maria Eugênia Matricardi, doutora pela Universidade de Brasília (UnB), e com residência artística de Lua Cavalcante, que contribui com reflexões sobre os lugares habitados pelo corpo, reais e imaginários.
Destaques da exposição:
- Acesso on-line para todos os públicos em www.ficcoescorporais.com.br
- Recursos de acessibilidade: audiodescrição e leitor de tela
- Gratuito e livre para todas as idades
FICHA TÉCNICA
- Criação e coordenação geral: Déborah Alessandra
- Curadoria: Maria Eugênia Matricardi
- Residência artística: Lua Cavalcante
- Acessibilidade e libras: Iury Ferraz
- Audiodescrição: Fernando Franq
- (Ficha completa disponível no site oficial)
Serviço
- Exposição: “Ficções corporais”
- Data: Até 12 de janeiro de 2025
- Local: www.ficcoescorporais.com.br
- Gratuito
- Classificação: Livre
Explore, dialogue e reflita sobre o corpo feminino nesta mostra acessível e envolvente!.