O projeto “Sagrado Riso – O Poder da Palhaçaria na Humanização Hospitalar – 2ª edição” está transformando o ambiente hospitalar no Distrito Federal. A iniciativa oferece formação gratuita e profissionalizante para artistas com foco na atuação em hospitais, unindo arte, saúde e humanização em um só propósito.

Coordenado pela Cia. Sagrado Riso, o projeto retoma suas atividades após a interrupção causada pela pandemia, dando continuidade ao trabalho iniciado em 2016. A nova edição capacitou 20 palhaços e palhaças, dos quais 8 foram selecionados para estágio probatório e, posteriormente, 4 foram contratados para atuar diretamente em hospitais públicos.
Com apresentações artísticas humanizadas, o projeto impacta pacientes, funcionários e acompanhantes, demonstrando que a presença de palhaços capacitados pode reduzir o tempo de internação e humanizar o atendimento. Além disso, promove acessibilidade cultural ao incluir artistas PCDs e oferecer recursos como audiodescrição e intérprete de Libras.

Arte que transforma vidas
A formação inclui temas como a história e prática da palhaçaria clássica e popular, protocolos de segurança em ambiente hospitalar e até mesmo técnicas de prevenção de infecção. Além das visitas aos hospitais, o projeto realiza ações de rua, como a “Ocupa Clown”, que encerra os ciclos de formação de maneira lúdica e aberta ao público.

Atualmente, as duplas de palhaços seguem uma agenda regular de visitas nos hospitais públicos do DF:
- Dupla 1 (Pocket e Michelly): HSVP (quartas pela manhã) e HRSAM (segundas à tarde).
- Dupla 2 (Alyen e Débora): HSVP (quartas pela manhã) e HRSAM (quintas à tarde).
Sobre a Cia. Sagrado Riso
Com 18 anos de atuação no cenário cultural do DF, a Cia. Sagrado Riso já formou mais de 40 palhaços, realizou 200 horas de visitas artísticas em hospitais e promoveu o diálogo entre a palhaçaria, teatro, música e dança.

Acompanhe o trabalho: Redes sociais da Cia. Sagrado Riso.