Foto: Divulgação/FAPDF
Na terça-feira (3), foi lançado o Programa de Mentoria para Transformação Digital, uma ação da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra-DF) para modernizar micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do setor industrial no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento (Ride). A iniciativa, que conta com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF), também tem a colaboração de importantes instituições como o Biotic: Parque Tecnológico de Brasília.
Transformação digital para empresas locais
Com duração de seis meses, o programa será conduzido em cinco etapas, incluindo diagnósticos de maturidade digital, capacitações mensais, mentorias personalizadas e acompanhamento técnico. A meta é preparar as empresas para adotar soluções tecnológicas que potencializem a competitividade e promovam a sustentabilidade no cenário atual.
Ao final da jornada, será feito um estudo para avaliar os resultados e identificar casos de sucesso. Espera-se que as empresas participantes implementem novos modelos de negócios, adotem ferramentas digitais eficazes e fortaleçam sua inserção no ecossistema de inovação local.
O papel do Biotic na inovação
O Biotic, que integra o comitê gestor do programa, tem um papel fundamental na implementação das soluções digitais. Como um centro de inovação no Distrito Federal, o parque tecnológico oferece um ambiente propício ao desenvolvimento de tecnologias e ao fortalecimento do ecossistema local. O presidente do Biotic, Gustavo Dias, destacou a relevância da iniciativa, afirmando que “este programa é uma oportunidade para promover não apenas o crescimento das empresas, mas também o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.”
Parcerias estratégicas para o sucesso do programa
Além do Biotic, o programa conta com o apoio de instituições como Sebrae-DF, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Finatec e Universidade de Brasília (UnB), que colaboram para garantir a solidez e o sucesso da ação. Juntas, essas entidades reforçam a importância da integração entre o governo, o setor produtivo e a academia para fomentar a inovação no Distrito Federal.
O Programa de Mentoria para Transformação Digital reforça a importância da colaboração entre diferentes setores da sociedade para transformar e impulsionar a economia local, preparando as empresas do DF para os desafios do futuro digital.