Foto: Edu Viana
A amapaense Wanna Brito, destaque do paratletismo brasileiro, brilhou no Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico, realizado em São Paulo, e encerrou o ano com duas medalhas de ouro e dois novos recordes das Américas. A atleta compete na classe F32, para pessoas com paralisia cerebral, e demonstrou todo o seu talento em duas modalidades: lançamento de club e arremesso de peso.
No sábado (7), Wanna alcançou 28,03 metros no lançamento de club, superando o recorde anterior de 27,89 metros, que já era dela. No arremesso de peso, realizado na sexta-feira (6), atingiu 7,96 metros, ficando muito próxima do recorde mundial de 8,00 metros, estabelecido pela ucraniana Anastasiia Moskalenko nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Apesar de não ter subido ao pódio no lançamento de club em Paris, a atleta conquistou a prata no arremesso de peso, consolidando seu nome entre as maiores do esporte. Em entrevista ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Wanna celebrou suas conquistas:
“Eu queria muito terminar o ano desse jeito. Em Paris, infelizmente, não consegui a medalha no lançamento de club, mas tudo foi um grande aprendizado. Hoje, graças a Deus, saiu essa marca de 28,03 metros, a melhor da minha vida, e posso encerrar o ano com dois recordes das Américas no Campeonato Brasileiro.”
Com dedicação e resultados impressionantes, Wanna Brito reafirma sua posição como uma das grandes estrelas do paratletismo nacional, inspirando novas gerações de atletas.