Foto: Virgínia Ludimila
A arte se revela como uma poderosa ferramenta de comunicação e transformação, oferecendo uma via para resgatar emoções e criar novos espaços de expressão. Nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centros de Convivência (CECON), além de atuar como uma forma de alívio para o sofrimento, a arte se torna uma ponte entre o consciente e o inconsciente, auxiliando na construção de diálogos e significados.
É com esse propósito que o repentista João Santana, ao lado de outros artistas, vem realizando apresentações para as pessoas atendidas pelo CAPS do Paranoá e pelo CAPSi da Asa Norte. O projeto também alcançou escolas públicas e unidades de assistência social, como o Centro de Ensino Especial 01 de Santa Maria, o CECON do Paranoá, o CED 06 de Ceilândia, o Adolescentro da Asa Sul, o CEF Gesner Teixeira do Gama, a Escola Parque da 303/304 Norte e seguirá para outras instituições.
Atividades e oficinas
As ações incluem oficinas de Poesia popular, ministradas por João Santana e os poetas Chico de Assis e Lilia Diniz, apresentações de Cantoria de repente, com João e Chico de Assis, além de declamações de poesias com Margô Oliveira, Lilia Diniz e Valdenor de Almeida. O projeto também promove aulas magnas online sobre a arte do Cordel, com renomados nomes como Geraldo Amâncio e Edmilson Ferreira. A distribuição do livreto de Literatura de Cordel, “Minha luta no repente”, escrito por João Santana, também faz parte da ação, garantindo maior alcance à produção cultural.
Próximos passos do projeto “Verso e rima”
O projeto “Verso e rima”, que conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF), está em circulação por diversas localidades e levará arte para mais pessoas, com as seguintes ações programadas:
- 3, 10 e 17 de dezembro: Oficinas no CECON e CAPS do Paranoá
- 5 de dezembro: Apresentações de repente para alunos da EJA, no Riacho Fundo
Acessibilidade e ampliação de acesso
Para democratizar ainda mais o acesso aos conteúdos produzidos e compartilhar as experiências, foi criado o site versoerima.com.br. Nele, é possível acessar livretos de cordel em PDF, ouvir declamações de cordel em áudio e assistir a um minidocumentário de 5 minutos que registra a circulação do projeto e seu impacto nas comunidades atendidas.
O “Verso e rima” é mais do que uma ação cultural: é uma proposta de integração social, educação e inclusão cultural por meio da arte. Fique atento às futuras iniciativas e participe dessa experiência que conecta diferentes realidades à força da poesia e da cultura popular.
Para mais informações, entre em contato com:
Rodrigo Machado
Telefone: (61) 9.8654.2569
Redes sociais: @territorio.comunicacao (Facebook e Instagram)
Site: bit.ly/TerritorioComunicacao-Portfolio
A arte transforma não só a vida de quem participa, mas também cria espaços de diálogo e inclusão, promovendo uma cultura mais acessível e conectada com as necessidades da comunidade.