Foto: Vinícius de Melo
O Distrito Federal acaba de dar um grande passo no fortalecimento do empreendedorismo feminino com a sanção da Lei nº 7.582/2024, que estabelece a Política Distrital de Apoio e Estímulo ao Empreendedorismo Feminino. De autoria da deputada Jaqueline Silva, a nova legislação visa promover a igualdade de acesso das mulheres às atividades produtivas e criar um ambiente propício para a consolidação de negócios liderados por elas.
A proposta da lei é garantir que as mulheres tenham mais acesso a capacitação, crédito e inclusão social e econômica, criando oportunidades para que possam conquistar autonomia financeira e transformar suas realidades. Além disso, o GDF, por meio da Secretaria da Mulher (SMDF), já implementa ações concretas, como parcerias com o Banco Regional de Brasília e o Instituto Federal de Brasília, para fomentar a capacitação técnica e o acesso ao crédito.
Ações de apoio ao empreendedorismo feminino
A nova política se soma a iniciativas já em curso, como a criação de espaços de acolhimento para orientações sobre negócios e a oferta de serviços de assistência às mulheres empreendedoras. Outro destaque é o programa Movimente, lançado recentemente, que visa facilitar o acesso das mulheres a serviços públicos voltados ao empreendedorismo, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade.
“Ao investir em educação, capacitação técnica e linhas de crédito específicas, estamos não apenas promovendo a independência financeira das mulheres, mas também ampliando o impacto positivo de suas ações no desenvolvimento econômico e social de suas comunidades”, afirmou Giselle Ferreira, secretária da Mulher.
Com ações de apoio concretas, o GDF está abrindo portas para as mulheres do Distrito Federal se destacarem no mercado e contribuírem de forma significativa para a economia local.