Foto: Tony Oliveira
O “Festival da Pessoa Idosa”, realizado ontem, 21 de novembro, no Centro de Convivência do Idoso, no Cruzeiro, celebrou a saúde, o bem-estar e a convivência entre os mais experientes da comunidade. Organizado pela Administração Regional do Cruzeiro como parte das festividades do Celebra Cruzeiro: 65 anos, o evento ofereceu uma tarde de atividades gratuitas voltadas à qualidade de vida e à valorização da terceira idade.
Saúde e movimentação foram as principais pautas do festival, com uma programação diversificada para todos os gostos e necessidades. Entre as atrações, o público teve acesso a aulas de tai chi chuan, Lian Gong, dança sênior, além de serviços de automassagem, massagem relaxante, e cuidados com a beleza, como design de sobrancelhas e penteados. A aferição de pressão arterial também esteve disponível, reforçando o foco na saúde preventiva.
O evento foi uma oportunidade para os idosos do Cruzeiro se integrarem e se divertirem, com atividades sociais como bingo e uma animada banda de forró. A aposentada Maria José do Nascimento, de 82 anos, compartilhou sua alegria com a participação: “É bom para a saúde, para o corpo. Eu amo participar desses eventos. Aqui tem tudo que precisamos para escolher o que fazer”, afirmou.
O administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires, destacou que o evento foi idealizado com parcerias com institutos e faculdades, sem custo para a comunidade. A ação, que atendeu uma população com grande representatividade de idosos, cerca de 40% da população local, reforça a importância de promover qualidade de vida para todos, especialmente os mais velhos.
O evento também contou com a presença do profissional de educação física Aldo de Souza Junior, responsável pelas aulas de dança sênior. Segundo ele, a dança sênior permite que os idosos participem de atividades físicas de forma inclusiva e com movimentos adaptados à sua realidade. “O importante é garantir a socialização e a qualidade de vida, respeitando as limitações de cada um”, afirmou Aldo.
Com a realização do “Festival da Pessoa Idosa”, o Cruzeiro reafirma seu compromisso com a valorização da terceira idade, proporcionando não apenas cuidados físicos, mas também momentos de lazer, integração e bem-estar para todos os participantes.