Foto: Ualisson Noronha
O Governo do Distrito Federal (GDF) e a Universidade de Brasília (UnB) assinaram um protocolo de intenções nesta segunda-feira (18) para a criação da primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) Escola do Distrito Federal. O novo modelo de UBS terá como principal objetivo ser um campo de prática para estudantes da graduação e pós-graduação da área da saúde, promovendo uma integração entre ensino, pesquisa e assistência à população.
A UBS escola como modelo de ensino e saúde
A UBS escola funcionará como um espaço inovador que integra saúde e educação, oferecendo um ambiente de aprendizado para alunos e cuidando da saúde da população. O local contará com ações nas áreas técnica, científica e cultural, e permitirá a qualificação de estudantes e profissionais da saúde, além de promover o cuidado à comunidade.
Lucilene Florêncio, secretária de Saúde do DF, destacou a importância da iniciativa para a formação de profissionais e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “O objetivo é romper barreiras e trabalhar com foco na qualidade do atendimento, com um olhar mais humanizado e qualificado”, afirmou.
A construção de um SUS melhor e mais resolutivo
Sandra Araújo, coordenadora de Atenção Primária à Saúde (APS), falou sobre a relevância do projeto para a formação de um SUS mais eficiente. “A UBS Escola representa uma oportunidade de termos uma formação mais direcionada, criando uma rede de unidades de saúde mais resolutivas e de excelência”, afirmou.
Conexão entre universidade e comunidade
A reitora da UnB, Márcia Abrahão, destacou a UBS Escola como uma ponte entre a universidade e a população do Distrito Federal. “Além de cuidar da saúde dos cidadãos, a UBS será um instrumento fundamental para o desenvolvimento técnico e científico da área da saúde”, completou.
Com a criação da UBS Escola, o Distrito Federal avança na implementação de novas estratégias para fortalecer o SUS, melhorar o atendimento à população e proporcionar uma formação mais qualificada para os profissionais da saúde. O projeto também abre caminho para novas iniciativas que podem ser replicadas em outras unidades da capital.
A iniciativa e o futuro da saúde no DF
O modelo da UBS Escola representa um marco para o DF, não só pela inovação no atendimento à saúde, mas também pela sua contribuição ao ensino e desenvolvimento de novas tecnologias e práticas no setor. A parceria entre a SES-DF e a UnB tem o potencial de transformar a saúde pública local, garantindo um futuro mais saudável e eficiente para a população.