Foto: Jotta Casttro
Hoje (19), o Distrito Federal fará sua estreia no triatlo dos Jogos da Juventude com a participação de Larissa Ribeiro da Silva, aluna do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 16 de Ceilândia. Aos 16 anos, Larissa será a única representante da rede pública de ensino do DF na modalidade, que integra o programa dos Jogos desde 2023.
A atleta, moradora do Sol Nascente, enfrentará um grande desafio ao disputar a prova de triatlo na orla de Cabo Branco, em João Pessoa (PB). Para Larissa, este será o primeiro contato com a natação no mar, algo que a deixa animada, mas também apreensiva. “É incrível estar aqui, viajando novamente pelo esporte. Estou animada, mas também é um grande desafio, já que é a primeira vez que vou nadar no mar como atleta”, afirmou.
Larissa iniciou sua trajetória esportiva há três anos, na ONG Escolinha de Triathlon, em Ceilândia, que oferece a modalidade para jovens de comunidades com menos acesso ao esporte, quebrando barreiras em um ambiente historicamente elitizado. A sua participação nos Jogos da Juventude só foi possível graças à realização da primeira seletiva de triatlo em Brasília, em junho de 2024, promovida pela Secretaria de Educação do DF (SEEDF).
Após o triatlo, Larissa retornará às provas de atletismo, onde competirá nas modalidades de salto em distância e salto triplo. A SEEDF tem se dedicado a fomentar o esporte como uma importante ferramenta de inclusão social e transformação para jovens como Larissa, que buscam no esporte uma oportunidade de crescimento e visibilidade.