Foto/divulgação
A “Mostra de cenas curtas da dança LGBT” chega ao Centro de dança de Brasília, no dia 17 de novembro, às 19h, para apresentar o resultado da 3ª edição da Residência Meu Lugar. Com curadoria e direção de Juana Miranda, o evento traz uma programação repleta de performances autorais, com foco nas experiências e identidades de artistas LGBTQIAPN+ da capital federal.
O projeto “Residência meu lugar”, que desde 2021 promove um espaço de criação e pesquisa para artistas de diversas linguagens, ganha força nesta edição com a apresentação de oito cenas curtas desenvolvidas por bailarines da cena local. A iniciativa, que conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, é uma das poucas no DF a incentivar a visibilidade e o reconhecimento da dança enquanto manifestação cultural e política da comunidade LGBTQIAPN+.
Cada uma das cenas que será apresentada no dia 17 de novembro reflete a identidade e a diversidade de seus criadores, com temas que transitam entre a resistência, o amor, a ancestralidade e a transição do corpo. As performances, acompanhadas por trilha sonora original, figurinos e fotografia de altíssima qualidade, são um convite para refletir sobre o lugar de cada um na sociedade e na arte.
O que você vai ver na mostra:
- “Porque antes de eu ler já me liam” – A performance de Jéssica Rayane Silva explora as marcas do preconceito e da violência que uma mulher enfrenta ao longo de sua vida, desde a infância.
- “Akai Ito” – Com Ray Marques e Mari Xavier, uma história de amor e conexão entre duas mulheres que, após um caminho de repressão, encontram-se e se reconhecem no outro.
- “TRANSFIGURAR” – A cena de Sintra Rodrigues propõe uma reflexão sobre o processo de transformação e transição do corpo, utilizando a dança vogue para dialogar com a história da cultura ballroom.
Além disso, todos os artistas da residência receberam apoio financeiro para viabilizar suas produções, e a Mostra é uma excelente oportunidade para ver o resultado de um processo criativo que busca dar mais autonomia aos artistas locais e promover novas linguagens na cena da dança.
Serviço:
- Data: 17 de novembro, domingo
- Horário: 19h
- Local: Centro de Dança de Brasília (Setor de Autarquias Norte – QD 1)
- Entrada: Gratuita
- Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
- Acessibilidade: Tradução em libras
Essa é uma chance única de apoiar e prestigiar a dança local e a comunidade LGBTQIAPN+, refletindo sobre a importância da arte como resistência e afirmação de identidade. Não perca!
Mais informações: @nucleodepesquisadacena.