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Uma pesquisa da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF), revelou que alunos que escolhem o Itinerário da Formação Técnica e Profissional apresentam um desempenho superior na formação geral. Os resultados foram apresentados no lançamento do livro “Ensino médio e educação profissional: caminhos paralelos ou entrelaçados?!”, realizado no auditório da ABMES em Brasília, no dia 30 de outubro.
A pesquisa acompanhou 1.261 estudantes em cinco escolas-piloto que adotaram o Novo Ensino Médio. A diretora de Educação Profissional da SEEDF, Joelma Bomfim, afirmou que “o estudante que opta pela educação profissional não só tem acesso ao mundo do trabalho, mas também pode ascender ao ensino superior sem nenhuma diferença”.
Livro reúne contribuições acadêmicas
A publicação, que reúne 16 estudos acadêmicos e contribuições de mais de 35 pesquisadores de diferentes áreas, aborda diversas perspectivas sobre o ensino médio, incluindo análises estatísticas, históricas e sociológicas. Além disso, o projeto resultou em melhorias para as escolas, que receberam equipamentos como impressoras e notebooks.
Cândido Alberto Gomes, um dos organizadores do livro, destacou a importância de avaliar reformas educacionais: “No Brasil, é comum implementar reformas sem uma análise cuidadosa de seus impactos”.
Compromisso com a qualificação profissional
O governo do Distrito Federal está investindo na qualificação profissional, com 17 escolas técnicas e mais de 15 mil alunos matriculados, promovendo a formação de jovens para o mercado de trabalho e ampliando as oportunidades de ascensão educacional.
Essa pesquisa evidencia a importância da educação técnica e sua contribuição para a formação de profissionais capacitados e preparados para os desafios do futuro. Para mais informações sobre a pesquisa e as iniciativas da SEEDF, acesse o site da Secretaria de Educação do DF.