Foto/divulgação
A Praça dos Direitos do Itapoã, um dos espaços de inclusão da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), reuniu aproximadamente 300 pessoas ontem (26) para uma celebração de esporte e cultura. No evento, que incluiu o “Torneio de futebol society” e a inauguração de uma sala de balé revitalizada, as mães de crianças participantes também entraram em campo, mostrando que o incentivo ao esporte é para toda a família.
Denize Castro, dona de casa de 32 anos, participou de uma partida comemorativa junto às mães dos pequenos atletas e comentou a importância da atividade: “Meu filho sempre está aqui. Prefiro trazê-lo para o esporte do que vê-lo preso ao celular. É uma oportunidade de abrir a mente das crianças para novas experiências”, ressaltou.
Além das atividades esportivas, a nova sala de balé foi motivo de entusiasmo para a comunidade, especialmente para crianças e jovens que sonham com o universo da dança. Laiane Maria, mãe da pequena Laura, de 6 anos, compartilhou sua alegria: “A sala ficou maravilhosa, minha filha não quer mais sair daqui. Hoje, ela sonha em ser bailarina, enquanto antes só ia da escola para casa”, comentou.
Inclusão e cidadania na Praça dos Direitos e CEUs das Artes
A Praça dos Direitos do Itapoã integra a rede de cinco unidades do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) e praças dos Direitos espalhadas pelo Distrito Federal, incluindo unidades em Ceilândia e no Recanto das Emas. Esses espaços oferecem gratuitamente modalidades esportivas, como futsal, atletismo e artes marciais, oficinas de arte e cultura, danças urbanas, atendimento psicológico e cursos preparatórios para o Enem e vestibulares. As inscrições são permanentes e podem ser feitas tanto presencialmente quanto pela internet.
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, que participou do evento e entregou os troféus aos vencedores do torneio, o programa desenvolvido nas praças dos Direitos e CEUs das Artes é um pilar de inclusão e cidadania para comunidades vulneráveis. “Oferecemos mil vagas de contraturno escolar, garantindo que as famílias saibam que seus filhos estão seguros e com novas perspectivas de futuro”, afirmou.
Serviço:
- Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h
- Atividades: Esporte, dança, arte, atendimento psicológico e preparação para exames
- Inscrições: Gratuitas, abertas ao longo do ano