Foto: Joel Rodrigues
Hoje, dia 15 de outubro, é comemorado o dia do professor, uma data para reconhecer a dedicação e o impacto dos mais de 38,9 mil docentes que atuam nas escolas públicas do Distrito Federal. Esses profissionais não apenas ensinam conteúdos, mas também moldam o futuro de milhares de crianças, jovens e adultos.
Miriam Alves Lins, professora da Escola Classe 305 Sul, é um exemplo de amor à profissão. Com cinco anos de experiência, ela trabalha diariamente com 31 alunos entre 9 e 11 anos, e compartilha a alegria de ver o progresso dos pequenos: “Formar uma pessoa e saber que ela está lendo e escrevendo porque você ensinou é maravilhoso”, afirma Miriam. Além disso, ela cria projetos como o Piquenique literário e o Um dia de professor, que conectam as famílias à escola e desenvolvem a solidariedade entre os alunos.
Érica Corrêa, professora de redação no Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte, também se destaca. Durante a pandemia, ela precisou reinventar seu método de ensino e passou a usar grupos de WhatsApp para corrigir redações e dar suporte aos alunos. Para ela, o progresso dos estudantes é a maior recompensa: “Quando vejo a diferença de uma redação do começo para o final do ano, vejo que tudo vale a pena”.
No Centro Interescolar de Línguas de Ceilândia, Viviane Silva leciona espanhol para 140 alunos, inspirando-os a explorar novas culturas e possibilidades. Com mais de uma década na educação pública, Viviane acredita que o sucesso é ver seus alunos seguirem caminhos acadêmicos ou profissionais.
Esses professores, com diferentes trajetórias e abordagens, têm em comum a paixão pelo ensino e a missão de transformar vidas. No DF, a educação é o ponto de partida para uma sociedade melhor, e os professores são os grandes maestros dessa transformação. Vamos celebrar o dia daqueles que com amor deram o primeiro passo a todas as outras profissões as quais também admiramos.