Foto: Rafa Neddermeyer
Uma nova pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) em parceria com a “Educa Insights” mostra que a inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais comum na rotina dos estudantes universitários brasileiros. De acordo com o levantamento, 70% dos estudantes universitários utilizam ferramentas de IA de forma frequente em seus estudos.
A pesquisa, realizada em julho de 2024 com 300 estudantes de diferentes regiões do país, indica que 29% dos participantes usam IA diariamente, enquanto 42% a utilizam semanalmente. Além disso, 80% dos entrevistados estão familiarizados com ferramentas como “Chat GPT” e “Gemini”.
Comparando com o ano anterior, houve um crescimento notável: em 2023, 69% dos estudantes conheciam ferramentas de IA, e agora esse número subiu para 80%. A utilização frequente dessas ferramentas também aumentou, passando de 53% para 71%.
Os principais benefícios destacados pelos alunos incluem a flexibilidade de estudo a qualquer momento (53%), acesso a informações atualizadas (50%) e eficiência na resolução de dúvidas (49%). No entanto, alguns desafios foram apontados, como a falta de interação humana (52%), a dependência de tecnologias que podem se tornar obsoletas rapidamente (49%) e possíveis erros nas avaliações feitas por IA (41%).
A pesquisa também revelou que 56% dos estudantes acreditam que a IA pode, no futuro, substituir parcialmente a atuação dos professores, seja na preparação das aulas ou na correção de trabalhos e provas. No que diz respeito ao mercado de trabalho, 45% dos entrevistados reconhecem um impacto significativo da automação, mas apenas 14% acham que serão completamente substituídos por máquinas.
A maioria dos participantes (74%) considera fundamental que as instituições de ensino superior invistam em IA e integrem essas tecnologias no ensino.
O crescimento da utilização da IA na educação indica uma transformação significativa no processo de aprendizado, trazendo à tona a necessidade de um equilíbrio entre inovação tecnológica e a preservação de elementos essenciais da educação tradicional. As instituições e os alunos terão de navegar por esse novo cenário, adaptando-se às oportunidades e desafios que a IA oferece.