Peça aborda temática feminina e combate ao etarismo sob o olhar de duas mulheres 60+
Duas mulheres com mais de 60 anos se encontram em uma casa de repouso. Rute (Paula Jacobson) e Arlete (Clara Camarano) têm ritmos e visões de vida diferentes. Rute espera pacientemente pelo fim da vida, enquanto Arlete é uma mulher despojada, livre de dogmas. A convivência no mesmo espaço revela suas diferenças, especialmente no gosto musical: Arlete é fã de Emilinha Borba, enquanto Rute prefere Marlene. Essas diferenças, inicialmente motivo de rivalidade, acabam por aproximá-las, revelando as delícias de ser mulher e de estar aberta a novas possibilidades.


A comédia musicada “As Sirigaitas – Contam e Encantam”, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), estreia em julho em casas de repouso do Distrito Federal. Em agosto, estará em cartaz na Seresta do Clube Previdenciários (712/912 Sul) nos dias 2 e 9 de agosto, a partir das 20h, e na comemoração dos 50 anos do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) nos dias 15 e 16 de agosto, em sessões abertas ao público, às 20h. As apresentações são gratuitas mediante a doação de fraldas geriátricas tamanho G, leite e alimentos não-perecíveis, roupas de cama e banho, cobertas e agasalhos. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no Sympla a partir do dia 2 de agosto. As doações serão entregues aos lares por onde o projeto passará ao final da temporada. No dia 16 de agosto, além da sessão aberta, haverá duas sessões fechadas para escolas do DF, às 10h30 e às 15h, também no Espaço Cultural Renato Russo. A peça não é recomendada para menores de 14 anos. Mais informações podem ser encontradas no Instagram: @assirigaitascontameencatam.
Produção e Temática
Dirigida por Alana Ferrigno, com dramaturgia de Sergio Maggio e atuação de Paula Jacobson e Clara Camarano, a peça aborda temáticas como rivalidade feminina, quebra do patriarcado, preconceito e etarismo. O encontro das personagens revela suas diferenças e semelhanças, proporcionando um olhar sensível e humorado sobre a velhice e as possibilidades de recomeço.
A trilha sonora é executada ao vivo pela musicista Luisa Toller, e a peça conta com a participação especial do multiartista Jones Scheneider. A cenografia de Roustang Carrilho e o figurino de Jones Scheneider complementam a ambientação, enquanto a iluminação é assinada por Rodrigo Lelis.
Casas de Repouso
O espetáculo passará por várias casas de repouso no Distrito Federal:
- Lar dos Velhinhos de Taguatinga, dia 24 de julho
- Lar do Velhinhos Bezerra de Menezes, Sobradinho, dia 25 de julho
- Lar São José – Casa do Candango, Sobradinho, dia 31 de julho
- Asilo dos Velhinhos Maria Madalena, dia 1º de agosto
Serviço
- Sessões abertas ao público: 15 e 16 de agosto
- Local: Sala Marco Antônio do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
- Horário: 20h
- Ingressos: Gratuitos mediante doação de fraldas geriátricas, leite, alimentos não-perecíveis, roupas de cama e banho, cobertas e agasalhos
- Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
- Mais informações: @assirigaitascontameencatam