Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Home Destaque

Pró-Vítima já fez mais de 4 mil atendimentos no DF neste ano

27/10/2022
Share on FacebookShare on Twitter

Programa coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania oferece apoio social e psicológico a pessoas que sofreram violência e a seus familiares

Adriana Izel, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Além de tratar o lado emocional, o programa tem outras frentes de suporte: prevenção e combate à violência e o banco de talentos, que incentiva a profissionalização das mulheres atendidas

 

 

Até agosto de 2022, o programa Pró-Vítima, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), realizou 4.140 atendimentos a vítimas ou familiares de vítimas de violência, oferecendo assistência psicossocial de forma gratuita. Instituído por decreto em dezembro de 2018, o programa consiste no atendimento multiprofissional, acolhendo e orientando cidadãos vitimados no âmbito social e psicológico.

O ingresso dos atendidos no programa ocorre de três formas: espontânea, quando a vítima ou os familiares procuram o programa pelos núcleos de atendimento localizados em oito regiões administrativas ou nas versões itinerantes que ocorrem durante o Sejus Mais Perto do Cidadão; encaminhada por instituições e órgãos; e busca direta, com a Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), que integra a Sejus, entrando em contato com as vítimas e os familiares de casos noticiados pela mídia para oferecer o programa.

“Nosso interesse é chegar cada vez mais às pessoas que precisam”, declara a subsecretária de Apoio a Vítimas de Violência, Janandréia Rafael | Fotos: Renato Araújo/Agência Brasília

O Pró-Vítima considera os seguintes crimes violentos para o atendimento das vítimas ou pessoas próximas: homicídio, feminicídio, latrocínio, estupro, estupro de vulnerável, crimes de violência doméstica e familiar (Lei Maria da Penha), roubos com restrição de liberdade, crimes cometidos na direção de veículos automotores e sequestro e cárcere privado. Apesar de a maior parte dos atendidos serem mulheres, o programa não faz distinção de gênero e idade para o suporte. Homens, idosos, crianças e adolescentes também podem ser acolhidos.

“O nosso primeiro momento é o acolhimento. Nesse momento, a vítima tem uma escuta especializada”, diz a chefe do Núcleo Pró-Vítima de Brasília, Ana Maria Machado

O atendimento inicia com um assistente social da Sejus. Cabe ao profissional orientar a vítima sobre a violência e encaminhar, quando necessário, o atendido para os equipamentos públicos, como unidades básicas de saúde (UBSs) e centros de referência de assistência social (Cras). Além disso, o assistente social verifica a necessidade do acompanhamento psicológico. Quando há necessidade, o atendido conta com 12 a 15 sessões para fortalecer o lado emocional e mental. O atendimento é individualizado e com marcação.

“O nosso primeiro momento é o acolhimento. Nesse momento, a vítima tem uma escuta especializada. Fazemos a coleta de dados para identificar as demandas e, então, realizamos as intervenções cabíveis, como os encaminhamentos para os equipamentos de rede do DF e do Entorno”, explica a assistente social e chefe do Núcleo Pró-Vítima de Brasília, Ana Maria Gomes de Oliveira Machado. “Muitos chegam aqui com problemas de vulnerabilidade social, mas também emocional”, complementa.

Prevenção e capacitação

Além de tratar o lado emocional, o programa tem outras frentes de suporte: prevenção e combate à violência e o banco de talentos. O primeiro tem como objetivo levar às escolas, instituições e órgãos conhecimento e informação por meio de palestras, cursos e intervenções.

“Eu estava desempregada, sem perspectiva de nada. O Pró-Vítima me mostrou que eu ainda era capaz de muita coisa. Eu já fazia bijuterias havia algum tempo. Fiz cursos e passei a participar da feira de talentos todo mês”Nadialis Nunes Barbosa Franco, 38 anos, atendida pelo programa

“A gente trabalha desde a parte do atendimento quando o fato já está consumado até a prevenção, justamente nas escolas, no sistema socioeducativo e nas instituições”, afirma a diretora de Prevenção e Combate à Violência na Subav.

O passo seguinte é o percurso do empoderamento do atendido com cursos de capacitação e profissionalizantes. “A maior parte dos atendimentos é para mulheres vítimas de violência. Muitos psicólogos dizem que elas não se afastam da violência porque têm essa dependência econômica. Não conseguem se recolocar no mercado de trabalho ou estudar e estão há muito tempo paradas. A própria situação da violência causa essa paralisação”, diz.

Assim nasceu o banco de talentos, que incentiva a profissionalização das mulheres atendidas com cursos sobre venda digital, microempreendedor individual (MEI), inteligência emocional e empreendedorismo. Mensalmente ocorre a Feira de Talentos, onde essas mulheres podem expor produtos e comercializá-los. Costumam participar de 12 a 15 atendidas por edição.

Nadialis Nunes Barbosa Franco, 38 anos, é uma das mulheres que integra o banco de talentos. Ela entrou no Pró-Vítima após uma situação envolvendo a filha. Após muita procura, acabou sendo encaminhada por um enfermeiro para o programa da Sejus. “O projeto Pró-Vítima é muito bom. Mas demorei muito para chegar até ele pela falta de conhecimento das pessoas. Mas lá eu tive o acolhimento que precisava”, recorda.

Atualmente, o DF conta com oito núcleos do Pró-Vítima localizados em Brasília, Ceilândia, Guará, Paranoá, Planaltina, Taguatinga, Itapoã e Recanto das Emas

Quando entraram no programa, a mulher e a filha foram acolhidas e tiveram assistência psicológica por quatro meses. Nesse período, ela entrou para o banco de talentos. “Eu estava desempregada, sem perspectiva de nada. O Pró-Vítima me mostrou que eu ainda era capaz de muita coisa. Eu já fazia bijuterias havia algum tempo. Fiz cursos e passei a participar da feira de talentos todo mês. Foram as feiras que me deram o apoio financeiro que eu precisava”, afirma. Hoje, ela tem uma loja física de brechó na Estrutural e produz joias especificamente para vender na feira de talentos.

Sobre o programa, ela diz que nem consegue explicar com palavras o tamanho da importância dele em sua vida. “Não sei nem explicar, acho que chegou na hora que eu mais precisava. A equipe sempre quer ajudar. Estão muito focados no nosso melhor”, define.

Atendimento e servidores

Só nos primeiros quatro meses de 2022, o Pró-Vítima atendeu quase 2 mil pessoas. Em 2019 foram contabilizados 3.383 atendimentos. No ano seguinte, foram 4.598. Em 2021, o número atingiu 5.771.

“Estamos à disposição mesmo da população. É uma felicidade para a gente [o número de atendimentos], e ao mesmo tempo não, porque os números só aumentam. Mas nosso objetivo, que era sair do institucional e ir para as ruas, foi alcançado. Nosso interesse é chegar cada vez mais às pessoas que precisam”, declara a subsecretária de Apoio a Vítimas de Violência, Janandréia Rafael.

Atualmente, o DF conta com oito núcleos do Pró-Vítima localizados em Brasília, Ceilândia, Guará, Paranoá, Planaltina, Taguatinga, Itapoã e Recanto das Emas. Os espaços funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto Planaltina, que tem horário especial das 12h às 19h. Já os telefones ficam disponíveis 24 horas.

Todo o atendimento é feito por servidores da Sejus. O programa ganhou mais profissionais com as nomeações feitas ao longo da gestão. Os servidores seguem um protocolo de diretrizes de atendimento e constantemente são capacitados com cursos e formações.

“Temos profissionais especializados e eles também são capacitados. Como recebemos dois grandes números de novos servidores estamos estruturando uma capacitação para eles, para que possam dar o melhor atendimento à população. A capacitação é para toda equipe, não só os psicólogos e assistentes sociais, mas os administrativos também”, completa Janandréia.

Núcleos Pró-Vítima no DF

→ Brasília (Estação Rodoferroviária, ala central, térreo)
Horário de atendimento: 8h às 17h. Contatos: (61) 2104-4289 / 2104-4288

→ Ceilândia (Shopping Popular de Ceilândia – espaço do Na Hora)
Horário de atendimento: 8h às 17h. Contatos: (61) 2104-1480 / 99245-5207 (também WhatsApp)

→ Guará (QELC, Alpendre dos Jovens Lúcio Costa)
Horário de atendimento: 8h às 17h. Contatos: (61) 99276-3453

→ Itapoã (Praça dos Direitos, Quadra 203, Del Lago II)
Horário de atendimento: 8h às 17h. Contatos: (61) 2104-4218

→ Paranoá (Quadra 5, conjunto 3, Área Especial D, Parque de Obras)
Horário de atendimento: 8h às 17h. Contatos: (61) 3369-0816 / 99288-5585

→ Planaltina (Fórum Desembargador Lúcio Batista Arantes, 1º andar, salas 111/114)
Horário de atendimento: 12h às 19h. Contatos: (61) 3103-2405 / 99276-5279

→ Recanto das Emas (Estação da Cidadania/Céu das Artes, Quadra 113, Área Especial 1)
Horário de atendimento: 8h às 17h. Contato: (61) 3332-1032

→ Taguatinga (Administração Regional de Taguatinga, Praça do Relógio)
Horário de atendimento: 8h às 17h. Contatos: (61) 3451-2528 / 99108-1274 (também WhatsApp)

 

Related Posts

iFood é o novo patrocinador oficial das Seleções Brasileiras de Futebol

por CidadeCult
0
3

Foto/divulgação O iFood acaba de assumir um papel de destaque no cenário esportivo nacional: a marca brasileira de tecnologia é...

Juscelino Bar e Restaurante abre encomendas de ceias de Natal com menu especial assinado por chefs

por CidadeCult
0
3

Foto/divulgação O Juscelino Bar e Restaurante, na 202 Sul, já está recebendo encomendas para sua tradicional ceia de Natal. Neste...

O Boticário lança edição impressa do livro de colorir “Boti Splashes” em edição limitada

por CidadeCult
0
5

Foto/divulgação O fenômeno que conquistou a internet acaba de ganhar sua versão física. A partir de dezembro, O Boticário disponibiliza...

Rádio Cultura FM celebra o fim de ano com concertos pop interpretados por orquestras renomadas

por CidadeCult
0
4

Foto: Beatriz Girão A Rádio Cultura FM preparou uma programação especial para embalar os domingos de dezembro com música de...

Desestressa Dançando reúne arte, saúde e inclusão em oficinas gratuitas no DF

por CidadeCult
0
4

Foto/divulgação O "Desestressa dançando: práticas integrativas para a criação de autonomia" está movimentando o Centro de Dança do Distrito Federal...

Sesc Taguatinga recebe ópera L’amico Fritz em nova montagem da Cia. de Cantores Líricos de Brasília

por CidadeCult
0
24

Foto/divulgação O Teatro do Sesc Paulo Autran, em Taguatinga, se transforma em cenário operístico nesta semana com a chegada de...

Férias animadas no Zoológico de Brasília: temporada transforma o parque em um universo de aventura, cinema e educação ambiental!

por CidadeCult
0
9

Foto/divulgação O Zoológico de Brasília abre o verão com uma programação que promete marcar a temporada: as "Férias animadas 25/26"....

Próximo Post

Uma das novas vozes da MPB, Andréia Zanella lança single

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

“Revisiting Creedence” agita Brasília com clássicos do rock !

Pacotão 2025: a sátira e a resistência tomam as ruas de Brasília!

Grammy 2025: brasileiros marcam presença na maior noite da música mundial

Stand-up de Raphael Ghanem “Se é que você me entende” chega a Brasília

DF anuncia novo programa para valorizar escritores locais, uma vitória da Academia Gamense de Letras

4

Alok deve receber título de Cidadão Honorário de Brasília em reconhecimento à sua influência global

2

Campus Party Brasília 2024: conectando mentes e inovando

2

A Magia Lúdica de Darlan Rosa Ilumina o CCBB Brasília

2

Z42 Arte inaugura “Coletiva z” com 64 obras inéditas no Cosme Velho

Rádio Cultura Brasil transmite shows de grandes nomes da música brasileira pela Europa em dezembro

Alvorada Business Awards estreia e consolida nova premiação do empreendedorismo brasiliense

iFood é o novo patrocinador oficial das Seleções Brasileiras de Futebol

Popular Stories

  • “Revisiting Creedence” agita Brasília com clássicos do rock !

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Pacotão 2025: a sátira e a resistência tomam as ruas de Brasília!

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Grammy 2025: brasileiros marcam presença na maior noite da música mundial

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Stand-up de Raphael Ghanem “Se é que você me entende” chega a Brasília

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Caixa Cultural apresenta “A falecida” em Brasília

    0 compartilhe
    Compartilhe 0 Tweet 0

Popular News

    Site Links

    • Cadastre-se
    • Acessar
    • Feed de posts
    • Feed de comentários
    • WordPress.org

    About Us

    We bring you the best Premium WordPress Themes that perfect for news, magazine, personal blog, etc. Check our landing page for details.

    • Setup menu at Appearance » Menus and assign menu to Footer Navigation

    © 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

    Nenhum Resultado
    Ver Todos os Resultados
    • Home
    • Entrevista
    • Brasília
    • Indústria & Comércio
    • Entretenimento
    • Games
    • Filme
    • Música
    • Esporte & Fit
    • Moda
    • Estilo de Vida
    • Viagem
    • Ciência e Tecnologia
    • Saúde
    • Food

    © 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.