Brasília – Em um movimento colorido de conscientização e beleza, a artista brasiliense Nati Maia lança o “Março Lilás”, um projeto que transcende a arte para se tornar uma ferramenta poderosa de prevenção contra o câncer de colo do útero. Em alinhamento com o Dia Internacional da Mulher, este mês foi escolhido para destacar a importância dos cuidados e da prevenção das doenças que mais afetam as mulheres, em particular, o câncer de colo do útero – a quarta maior causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.
Através do Calendário Artístico Preventivo (C.A.P), uma iniciativa inovadora que une arte, saúde e conscientização, Nati Maia promove a prevenção de várias doenças ao longo do ano, utilizando as redes sociais como palco para suas mensagens vitais. O projeto, que já ganhou destaque nas campanhas de Janeiro Branco e Fevereiro Laranja, agora foca no “Março Lilás”, trazendo à tona discussões sobre a prevenção do câncer do colo do útero e a importância dos exames regulares para detecção do HPV, principal causador da doença.
A iniciativa se vale de fotos artísticas e maquiagens que não só buscam informar mas também celebrar a força e o empoderamento feminino. A campanha deste ano tem como modelo Sabrina Costa, capturada pelas lentes da fotógrafa Luana Lleras, com assistência de fotografia de Akira Miura, numa produção que promete emocionar e inspirar.
Cada mês do ano é representado por uma cor e uma causa, culminando em 12 ensaios fotográficos exclusivos que já começaram a ser revelados desde janeiro de 2023. A colaboração de 12 fotógrafos diferentes para cada mês amplia a diversidade e a riqueza visual do projeto, marcando cada mês com uma mensagem específica de prevenção e conscientização.
O projeto não se limita ao digital: a entrega de panfletos informativos em locais estratégicos do Distrito Federal, a criação de um calendário físico para 2025 e a realização de um coquetel com exposição das obras em dezembro de 2024 no Espaço Cultural Renato Russo estão entre as ações planejadas. Estas iniciativas visam ampliar o alcance da mensagem e engajar ainda mais a comunidade na luta contra as doenças e na promoção da saúde feminina.
O “Março Lilás” é um lembrete vital da importância de estarmos em dia com a saúde ginecológica. Além disso, homenageia o movimento sufragista, trazendo as cores lilás, branco e verde como símbolos da luta feminina por igualdade de direitos e liberdade.
Com este projeto, Nati Maia não apenas destaca questões cruciais de saúde feminina mas também utiliza sua arte para engajar, educar e inspirar a sociedade. Uma fusão de criatividade e conscientização que promete deixar marcas profundas no tecido social.