Um Momento Histórico no G20 Hoje é um dia marcante para o Brasil no cenário global! O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na reunião do G20 Brasil, um encontro pioneiro que, pela primeira vez, une as trilhas de Sherpas e Finanças logo no início das discussões. Essa inovação pode ser um grande passo para uma cooperação mais integrada entre as maiores economias do mundo.
Encerramento da Primeira Reunião do G20 Brasil Terminou ontem, em Brasília, a primeira reunião do G20 sob a presidência brasileira. Reuniu os sherpas – aqueles diplomatas que são os braços direitos dos líderes do G20, cuidando de todas as negociações e preparações. E amanhã começa a trilha de Finanças, juntando as mentes financeiras por trás dos países do G20.
Presença Global e Objetivos Claros Esta reunião dos sherpas teve a presença de autoridades das principais economias do mundo, incluindo 19 países, a União Africana e a União Europeia, mais oito países convidados. Na cerimônia de encerramento, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou três grandes metas do Brasil no G20: inclusão social e combate à fome, transição energética e desenvolvimento sustentável, e a reforma das instituições de governança global. E ele deixou claro: o Brasil quer ouvir todo mundo e buscar o máximo de ambição para que o G20 traga resultados reais.
O Compromisso do Brasil no G20 “Ao assumir a presidência do G20, não planejamos resolver os problemas do mundo. Nosso plano é apresentar-lhes um conjunto de bons pontos de partida, e estamos prontos para dar nossa parcela de contribuição. Durante nossa presidência, trabalharemos para construir um consenso dentro do grupo, ouvindo todos os membros e buscando o mais alto nível de ambição para que o G20 produza resultados”, disse Mauro Vieira.
Próximas Etapas: O Caminho à Frente Depois desse primeiro ciclo, as próximas reuniões do G20 estão marcadas para o ano que vem, em janeiro de 2024, por videoconferência.
O Papel do Brasil no G20 O G20, que reúne as maiores economias do mundo, é crucial para a cooperação econômica internacional. E o Brasil está no comando! Com a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024, o país tem a chance de moldar a agenda global, focando em temas urgentes e buscando soluções colaborativas para os desafios do mundo. É o Brasil mostrando sua força e visão no palco mundial!