Foto/divulgação
Se você é educador, profissional da cultura ou interessado em ampliar a acessibilidade em suas práticas culturais, não perca a chance de participar da “Jornada da acessibilidade”. Com inscrições abertas até 30 de abril, o projeto oferece cursos gratuitos para pessoas que buscam transformar a cena cultural do Distrito Federal, tornando-a mais inclusiva para pessoas com deficiência.
Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, os cursos da Jornada da Acessibilidade são voltados para a promoção de práticas culturais mais acessíveis, com ênfase em Acessibilidade Cultural, Audiodescrição e Braille. As vagas são limitadas a 40 participantes por turma, então, corra e garanta sua inscrição!.
Veja os cursos disponíveis:
Acessibilidade cultural:
- Formato: Online (via Google Meet);
- Datas: 05/05 a 02/06 (segundas e quartas);
- Horário: 19h30 às 21h30;
- Facilitadora: Cássia Lemes;
- Inscrições: Clique para se inscrever!.
Audiodescrição: fundamentos e prática:
- Formato: Online (via Google Meet);
- Datas: 06/05 a 03/06 (aulas síncronas e assíncronas);
- Horário: 19h30 às 21h30;
- Facilitador: Anderson Tabuh;
- Inscrições: Clique para se inscrever!.
Curso de Braille:
- Formato: Presencial;
- Datas: 10/05 a 07/06 (aos sábados);
- Horário: 14h às 17h;
- Local: AKZO Coworking, Asa Norte;
- Professora: Viviane Queiroz;
- Inscrições: Clique para se inscrever!.
Por que participar?
A “Jornada da acessibilidade” oferece a oportunidade de aprender práticas que fazem a diferença na construção de uma cultura mais inclusiva. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF), mais de 100 mil pessoas com deficiência vivem no DF, sendo uma parte significativa da população. A proposta dos cursos é ampliar a participação dessas pessoas na vida cultural da cidade, por meio de práticas acessíveis, como a audiodescrição e a produção de materiais em Braille.
Cássia Lemes, diretora do projeto, ressalta: “Garantir a acessibilidade na cultura é fundamental para a plena inclusão social. Essas capacitações não só ampliam o acesso, mas transformam a cena cultural do DF.”
Se você quer fazer parte dessa transformação, inscreva-se até o dia 30 de abril e seja um agente de mudança na acessibilidade cultural do DF!.