Foto/divulgação
O Teatro Lambe-lambe, que mistura magia, miniaturas e poesia, ganha uma nova fase com o projeto “Espiral: manutenção, sustentabilidade e expansão criativa”. Idealizado pela As Caixeiras Cia. de Bonecas, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), o projeto promete agitar a cena cultural de 2025, com um mix de atividades que incluem circulação de espetáculos, oficinas e muito mais.
A jornada começa com uma imersão em dramaturgia de síntese em Olhos D’Água (GO), onde, durante quatro dias, nove artistas de diferentes partes do mundo irão se conectar e explorar a linguagem única do Teatro Lambe-lambe. O clímax dessa troca de ideias será no Teatro dos Bancários, no dia 22 de abril, com o lançamento do livro “Teatro Lambe-lambe: uma parição brasileira”, seguido de apresentações imperdíveis.
A História do Lambe-lambe no papel
O livro, escrito por Amara Hurtado, Denise Di Santos, Jirlene Pascoal, Mariana Baeta e Sérgio Maggio, traça a história do Teatro Lambe-lambe, que nasceu em Salvador (BA) em 1989 pelas mãos de Ismine Lima e Denise Di Santos. A obra não só relembra o primeiro espetáculo, A Dança do Parto, como também explora a evolução e a expansão dessa arte criativa ao redor do mundo. O livro, com 154 páginas, custa R$ 50 e é publicado pela Editora Bloco B.
O que vem por aí!
Com o projeto Espiral, o público vai poder vivenciar uma programação intensa, com atividades em diversos formatos:
- Circulação de 3 espetáculos: “AMOR”, “Quinina” e “A partida”, por 8 pontos culturais do DF;
- Oficina de Teatro Lambe-lambe para iniciantes, com vagas limitadas e inscrição a R$ 50;
- Temporada do espetáculo “De outro jeito”, baseado no livro “O homem que amava caixas”, com apresentações no Guará e Sobradinho.
Um E-book como legado
Ao longo do projeto, será criado um E-book gratuito, que trará um olhar aprofundado sobre o universo do Teatro Lambe-lambe, incluindo reflexões e imagens de bastidores. O lançamento está previsto para setembro, e promete ser um presente para quem deseja se aprofundar nessa forma de expressão artística.
“O objetivo é que essas experiências e reflexões se espalhem, inspirem novos artistas e fortaleçam ainda mais a linguagem do Lambe-lambe”, afirma a equipe da companhia.
Sobre “As caixeiras”
Conhecidas por suas narrativas sensíveis e inovadoras, “As caixeiras cia. de nonecas” mesclam tradição e modernidade no universo do teatro de animação. O grupo é referência no Distrito Federal, e a cada novo projeto continua a expandir os limites da arte e da criatividade.
Mais informações: ascaixeiras.com;
Fotos de divulgação: bit.ly/EspiralAsCaixeiras.