Foto/divulgação
O clima de São João estão invadindo as escolas públicas do Distrito Federal neste mês de abril com o projeto “Conexão junina”. A iniciativa leva quadrilhas profissionais a instituições de ensino de Ceilândia, Samambaia e Sol Nascente/Pôr do Sol, promovendo cultura, acessibilidade e aprendizado para crianças e adolescentes.
Idealizado por Elaine Araújo, o projeto une espetáculo e formação ao proporcionar apresentações gratuitas de quadrilhas juninas com tradução em Libras, tornando o conteúdo acessível para estudantes com deficiência auditiva. O objetivo é valorizar a tradição junina e aproximar os jovens do universo da cultura popular.
Cultura e educação de mãos dadas:
Antes de cada apresentação, será realizada uma introdução didática sobre a história e a importância das festas juninas no Brasil, seus estilos regionais, ritmos e a influência desse movimento na economia criativa. A proposta é que os estudantes conheçam a fundo essa manifestação cultural presente em todo o país.
O projeto também distribuirá 2.500 folders educativos ilustrados, produzidos especialmente para o público escolar, com linguagem acessível e material pedagógico sobre o tema.
Valorização dos artistas locais:
O “Conexão junina” também movimenta o cenário artístico do DF ao contar com elenco, produtores, músicos e figurinistas locais. Com oito apresentações programadas, cada espetáculo terá estrutura completa, com figurinos típicos e cenografia profissional.
A ação é realizada com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) e tem como foco democratizar o acesso à arte e ampliar a participação de estudantes nas expressões culturais de sua região.
A programação completa será divulgada pela rede social do projeto: @conexaojuninanasescolas.
SERVIÇO: Projeto: Conexão junina;
Onde: Escolas públicas de Ceilândia, Samambaia e Sol Nascente/Pôr do Sol;
Quando: A partir deste mês!;
O que oferece: Apresentações de quadrilhas com acessibilidade e conteúdo educativo;
Idealização: Elaine Araújo;
Apoio: Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC);
Redes sociais: @conexaojuninanasescolas.