Foto: Lúcio Bernardo
O sábado (12) foi marcado por acolhimento, cidadania e inclusão no Gama. A região administrativa recebeu mais uma edição do programa “GDF mais perto do cidadão”, realizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF). Em um só espaço, moradores tiveram acesso a atendimentos essenciais, atividades culturais, serviços de saúde, ações sociais e espaços dedicados à convivência e ao bem-estar.
Um dos grandes destaques desta edição foi a inauguração de um espaço sensorial voltado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Criado em alusão ao Abril Azul, o ambiente oferece estímulos sensoriais que ajudam no desenvolvimento e no conforto de crianças autistas. A governadora em exercício, Celina Leão, participou da ação e anunciou a criação de um Centro de Referência para Atendimento a Pessoas com Autismo, fortalecendo o compromisso do GDF com políticas públicas inclusivas.
Serviços que aproximam e transformam:
Ao longo do dia, a comunidade contou com serviços gratuitos como emissão de documentos, corte de cabelo, atendimentos de saúde, vacinação de pets, atividades infantis, apresentações culturais e até inscrições para o casamento comunitário. O programa também levou ao público o projeto “Direito delas”, voltado ao enfrentamento à violência contra a mulher, e o “Viver 60+”, com atendimentos oftalmológicos e doações de armações de óculos.
Para muitos, foi a chance de resolver pendências e realizar sonhos. O cozinheiro Frank dos Santos, de 31 anos, aproveitou para emitir a segunda via da identidade para ele e o filho. Já a dona de casa Erica de Sousa finalmente conseguiu encaminhar os documentos para oficializar sua união. “Já tentei várias vezes e nunca deu certo. Aqui foi tudo rápido. Vou casar!”, contou emocionada.
Um passo a mais pela inclusão:
O espaço sensorial, construído com o apoio de voluntários, teve como proposta promover empatia e conhecimento sobre os desafios vividos por pessoas com autismo. “A experiência sensorial ajuda a entender melhor esse universo e fortalece a ideia de que a inclusão é um caminho de todos”, explicou a neuropsicóloga infantil Cintia Marques.
Desde sua criação, o programa GDF Mais Perto do Cidadão já soma mais de 300 mil atendimentos, levando dignidade e cuidado a diversas regiões do DF. No Gama, a ação foi mais do que prestação de serviços: foi um verdadeiro encontro entre governo e comunidade, onde cada atendimento reforça a construção de um DF mais justo, acessível e humano.