Foto: Tânia Rêgo
Com seis dias de folga e uma programação intensa de eventos culturais e esportivos, o Rio de Janeiro se prepara para uma movimentação histórica no turismo e na economia criativa entre os dias 18 e 23 de abril.
O mês de abril reserva um combo de feriados que promete transformar a cidade do Rio em um grande polo de atrações e experiências. A estimativa do Visit Rio Convention Bureau aponta que o feriadão prolongado deve gerar R$ 103 milhões em receita para a economia local, com R$ 5 milhões em arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços).
Os dias de folga se estendem de 18 de abril (Paixão de Cristo) até 23 de abril (Dia de São Jorge, feriado estadual no Rio de Janeiro), com ponto facultativo decretado em 22 de abril. A combinação perfeita entre lazer, cultura e descanso.
Alta ocupação hoteleira e turismo aquecido
Com uma taxa média prevista de 85% de ocupação na rede hoteleira, que pode alcançar 95% no sábado (19), a expectativa é de movimentação intensa em todas as regiões da cidade. A zona oeste lidera as reservas, com 92,6% de ocupação até o momento, seguida pela zona sul (84,1%) e o centro (72,38%).
Para Carlos Werneck, presidente do Visit Rio Bureau, o cenário confirma o potencial do turismo como força propulsora da economia:
“Esses números revelam não apenas uma intensa movimentação turística, mas um verdadeiro impulso econômico para toda a cidade, beneficiando toda a cadeia produtiva do turismo”, destacou.
Cultura, esporte e grandes atrações
Durante o feriadão, o Rio será palco de 12 grandes eventos, com uma programação que valoriza o esporte, o entretenimento e as artes. Entre os destaques estão:
- Campeonato Sul-Americano de Tênis de Mesa 2025
- Crossfit Copa Sur 2025
- Triathlon Sprint & Standard
- Tardezinha Rio de Janeiro
- Show comemorativo do Scorpions – 60 anos de estrada
- Corrida da Mesa do Imperador, no Parque Nacional da Tijuca
Além dos eventos de grande porte, o período promete aquecer ainda mais os setores de gastronomia, mobilidade urbana, artes visuais, moda, música e outras frentes da economia criativa carioca. Para quem atua com cultura, turismo ou empreendedorismo local, é tempo de visibilidade, oportunidades e conexões.